A creatina é armazenada nos músculos e usada para energia. Durante o exercício intenso, ele fornece energia adicional quando você precisa. A creatina é um aminoácido que é produzido no fígado, pâncreas e rins. Também é derivado de fontes alimentares, como peixe e carne. Atletas geralmente tomam suplementos de creatina na esperança de aumentar a massa muscular magra e melhorar o desempenho. Baixos níveis de creatina podem levar à redução da massa muscular e outras doenças. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, pacientes com distrofia muscular podem ter baixos níveis de creatina e podem se beneficiar de tomar suplementos de creatina. A diminuição da massa muscular também é um efeito colateral da doença de Parkinson, que pode resultar de níveis muito baixos de creatina. Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica têm dificuldade em acompanhar as rotinas de exercícios e podem se beneficiar de creatina adicional em seu sistema.
Condições Cardíacas
Segundo a Mayo Clinic, se você tem insuficiência cardíaca crônica, pode ser devido a baixos níveis de creatina no seu coração. Seu coração é um músculo e pode se beneficiar de suplementos de creatina ou uma dieta rica em alimentos ricos em creatina, como carne vermelha magra. Atum, salmão e arenque também fornecem fontes eficazes do aminoácido. Baixos níveis de creatina podem dificultar sua recuperação da cirurgia de artéria coronária. Após um ataque cardíaco, os suplementos de creatina podem contrariar os níveis baixos no sangue e ajudar a recuperar mais rapidamente.
Outras condições
Há evidências, segundo a Clínica Mayo, de que os níveis de creatina podem ser baixos se você sofrer da depressão. Também pode desencadear episódios maníacos se você tem depressão bipolar no entanto e tomar suplementos. Bebês nascidos com um distúrbio genético chamado GAMT experimentam condições anormais de movimento e atrasos no desenvolvimento devido aos baixos níveis de creatina no cérebro. Níveis baixos de creatina também podem levar à perda de visão quando uma doença genética impede que você quebre a ornitina, um aminoácido formado no fígado. Quantidades elevadas de ornitina liberadas na corrente sanguínea podem causar fraqueza muscular, cegueira e perda adicional de creatina.
Dosagem
Ao usar creatina como suplemento para melhorar o desempenho atlético ou para tratar doenças crônicas, cardíacas e outras condições médicas , você deve fazê-lo sob a direção de um médico por causa de possíveis interações com outros tratamentos. Para tratar doenças cardíacas, o Medline Plus recomenda que você tome 20 gramas de creatina por dia durante cinco a dez dias. Embora o uso de creatina não seja recomendado para atletas com menos de 18 anos, as crianças com distrofia muscular podem usar 5 gramas por dia, enquanto adultos com a doença podem tomar 10 gramas por dia.