Anatomicamente, os rins e as supra-renais estão intimamente relacionados. As glândulas supra-renais são um pedaço de tecido triangular de cor laranja que está diretamente assentado sobre os rins. Apesar de sua proximidade, doenças dos rins não estão relacionadas a doenças adrenais, razão pela qual os sintomas de ambos são muito diferentes.
Hipertensão
Hipertensão e doença renal caminham juntas como manteiga de amendoim e geléia. De fato, essa associação é tão comum, que é um paciente renal muito raro, sem hipertensão.
Pacientes renais têm hipertensão porque os rins estão envolvidos na regulação da pressão arterial. Em seu artigo publicado em 2009 na revista Pediatric Nephrology, Agnes B. Fogo explica que quando os rins ficam com cicatrizes, eles secretam um mensageiro químico que trabalha para contrair os vasos sanguíneos em resposta à diminuição do volume de sangue filtrado pelos rins. Esta constrição dos vasos sangüíneos eleva a pressão arterial.
Proteinúria
Proteinúria é o nome médico para proteínas de alta urina. Alta proteína na urina é frequentemente a primeira bandeira vermelha de que algo está errado com os rins.
O Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais relata que pacientes com alta proteína na urina geralmente têm urina espumosa. Assim como as proteínas da clara de ovo permitem que sejam espancadas até os picos rígidos, as proteínas na urina de pacientes com alta proteína na urina formam espuma espumosa quando arejadas durante a micção.
Edema ou retenção de líquidos freqüentemente acompanha alta proteína na urina . Este edema muitas vezes aparece como inchaço sob os olhos, particularmente na parte da manhã.
Hematúria
Hematúria é o nome médico para o sangue na urina. Pacientes com proteinúria geralmente apresentam hematúria. Se o sangue não é visível a olho nu, é chamado de microhematúria. Por outro lado, se o paciente tem urina cor de chá ou colora, é chamado de hematúria macroscópica.
O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais relata que muitas das condições que causam hematúria não são necessariamente sério. Por exemplo, o exercício pode causar hematúria. No entanto, uma vez que a hematúria pode ser o resultado de um tumor ou outro problema renal grave, é importante obter o check-out.
Cortisol em excesso
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais produzem muito cortisol em doenças como a síndrome de Cushing. Endocrineweb.com relata que os pacientes com síndrome de Cushing têm uma série de sintomas, incluindo a face da lua, "obesidade central do corpo, intolerância à glicose, hipertensão, crescimento excessivo de pêlos, osteoporose, pedras nos rins, irregularidade menstrual e labilidade emocional". Curiosamente, esses sintomas são quase idênticos aos efeitos colaterais da prednisona. A prednisona é uma droga que atua como um tipo sintético de cortisol.
Pacientes com qualquer um desses sintomas devem consultar seu médico, porque eles também são consistentes com outros tipos de distúrbios adrenais que envolvem a superprodução de cortisol, como tumores adrenais.