Se você é diagnosticado com doença renal - comumente chamada de doença renal - é importante entender todos os possíveis sintomas que podem ocorrer. Embora você nunca experimente a maioria desses sintomas, a maioria dos pacientes experimenta alguns, em graus variados. Eventualmente, você terá uma boa noção de quais sintomas constituem uma verdadeira emergência que requer atenção imediata, e que pode esperar até a próxima visita ao nefrologista.
Hematúria
Alguns pacientes experimentam hematúria, que é o tratamento médico. nome para sangue na urina. Se o sangue não é visível a olho nu, a condição é chamada de microhematúria. Se o sangue é visível, é chamado hematúria franca. Embora esse sintoma seja relativamente comum, um grande número de pessoas com doença renal nunca o experimenta.
Proteinúria
Em graus variados, a proteinúria é universal entre os pacientes com doença renal. Proteinúria refere-se a níveis anormalmente elevados de proteína na urina. Se a sua proteína na urina estiver apenas ligeiramente elevada, o seu médico pode optar por não tratar este sintoma. No entanto, proteinúria gama nefrótica é geralmente tratada, porque acredita-se que a proteína muito alta urina acelera o declínio renal.
Colesterol
O colesterol elevado anda de mãos dadas com a proteinúria. Felizmente, níveis elevados de colesterol geralmente diminuem quando o nível elevado de proteína desaparece. A maioria dos estudos sobre doença renal são consistentes com o artigo publicado pelo Dr. Taha Keilani em "Annals of Internal Medicine", segundo o qual Keilani ilustra que se a alta proteína da urina for tratada com sucesso com um inibidor da ECA, problemas com colesterol também diminuirão. A hipertensão é frequentemente um dos primeiros sintomas da doença renal. Isso foi reconhecido pela primeira vez por Richard Bright, um médico que praticava na primeira metade do século XIX, e observou as alterações da hipertensão no sistema cardiovascular em pacientes com doença renal crônica. Quando os rins ficam progressivamente marcados, sentem menos fluxo sangüíneo e secretam angiotensina para contrair os vasos sangüíneos. Um ciclo vicioso se instala porque a pressão alta faz com que os glomérulos explodam, o que, por sua vez, causa mais cicatrizes, reduzindo ainda mais o fluxo sanguíneo e aumentando a produção de angiotensina. Os pacientes renais costumam tomar quatro ou cinco medicamentos para controlar a hipertensão.
Dor no flanco