casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Medicamentos para doença renal em estágio terminal

Pacientes com doença renal em estágio final têm rins que não mais eliminam resíduos e excesso de líquidos do corpo. Esses pacientes necessitam de diálise ou transplante para sobreviver. Os medicamentos mais comumente prescritos para tratar pacientes com doença renal em estágio terminal incluem medicações para pressão sangüínea, medicamentos para redução de fósforo, medicamentos para anemia e vitamina D. A medicação para doença renal em estágio terminal é específica para cada paciente.

Rins controlam a pressão arterial. Quando os rins falham, eles não podem mais executar essa função adequadamente. Portanto, a maioria dos pacientes com doença renal acaba tomando medicamentos para pressão arterial. Todos os tipos de medicamentos para a pressão arterial demonstraram ser eficazes na redução da pressão arterial na doença renal terminal. As medicações para pressão sangüínea mais prescritas são a enzima conversora da angiotensina, ou inibidores da ECA, e os bloqueadores dos receptores da angiotensina, ou ARBs. Os ACEs e BRAs não apenas reduzem a pressão arterial, mas também diminuem a perda da função renal. Diuréticos também são comumente usados ​​para reduzir a pressão arterial. Pessoas com doença renal em estágio terminal retêm líquido, levando a inchaço nos braços e pernas. Os diuréticos ajudam a manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.

Os medicamentos para baixar fósforo

A hiperfosfatemia, uma condição acompanhada de altos níveis de fósforo, é comum em pacientes com doença renal terminal. Altos níveis de fósforo levam a doenças ósseas. De acordo com um estudo publicado no Kidney International, ter altos níveis de fósforo também aumenta o risco de morte. Medicamentos de redução de fósforo, conhecidos como aglutinantes de fosfato, absorvem o fósforo de alimentos ingeridos. Existem muitos tipos diferentes, alguns contêm cálcio e outros não. Novos ligantes de fosfato, como o sevelamer e o lantânio, alegam menos efeitos colaterais, mas são muito mais caros.

Anemia Medicamentos

Quase todos os pacientes com doença renal terminal apresentam anemia. A falta de glóbulos vermelhos define anemia. A anemia causada pela doença renal terminal é tratada com medicamentos chamados agentes estimuladores da eritropoiese, ou AEEs. ESAs imitam o hormônio natural eritropoietina que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos. O corpo precisa de ferro extra para produzir glóbulos vermelhos. Os pacientes que tomam ESAs precisam de ferro extra. Os AEEs podem não funcionar se o paciente não tiver ferro suficiente.

Vitamina D

As anormalidades da vitamina D são comuns em pacientes com doença renal terminal. Essas anormalidades podem levar a doenças ósseas. Em circunstâncias normais, as pessoas recebem vitamina D do sol. Os rins convertem a vitamina D em um tipo ativo que o corpo pode usar. Os rins danificados não conseguem fazer isso e os pacientes com doença renal em estágio terminal podem precisar tomar uma forma ativa de vitamina D. Segundo os médicos da divisão de Nefrologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington, Saint Louis, a pesquisa sugere que a administração de vitamina D confere benefício de sobrevida a pacientes com doença renal em estágio terminal.