O cloridrato de berberina, também conhecido como berberina HCL, é um suplemento dietético que contém a substância natural da planta berberina. Utilizada com frequência em sistemas médicos não tradicionais, como a fitoterapia ayurvédica e chinesa, a berberina mostrou-se eficaz no tratamento de várias condições. Um estudo de segurança e eficácia publicado na edição de julho de 2003 do American Journal of Cardiology determinou que o suplemento ajudou a melhorar a qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, sem efeitos colaterais aparentes ou toxicidade.
Berberina é um químico alcalóide natural encontrado nas raízes e cascas de certas ervas. A erva chinesa antiga Coptis chinensis francês contém berberina. Bérberis, uma erva usada pela medicina popular indiana há mais de 2.500 anos, também contém berberina. Outras ervas conhecidas por conter berberina incluem goldenseal, uva Oregon, phellodendron amurense e erva-mansa.
A Universidade de Maryland Medical Center relata que a berberina exibe antimicrobiana, anti-inflamatória, hipotensiva, sedativa e anti- efeitos convulsivos. Alguns pacientes tomam berberina HCL para tratar ou prevenir infecções por fungos, parasitas, leveduras, bactérias ou vírus. Embora originalmente usado para tratar infecções do trato digestivo que causam diarréia, em 1980 pesquisadores descobriram que a berberina reduz os níveis de açúcar no sangue, como relatado em um estudo publicado na edição de outubro de 2007 do “American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism”. Berberine pode Também diminuir os níveis de colesterol e pressão arterial, de acordo com informações fornecidas pelo Dr. Ray Sahelian, autor e formulador de produtos à base de plantas.
Berberina pode aliviar a diarréia, combatendo a infecção causando as bactérias. Berberina ajuda a regular o açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina - o hormônio necessário para as células absorverem e usarem a glicose como energia. Suplementos Berberine HCL também afetam os níveis de glicose no sangue, aumentando o processo de glicólise em que o corpo converte glicose em piruvato para produzir energia. Berberina ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, estabilizando os receptores de colesterol LDL nas células do fígado e inibindo a produção de colesterol no fígado.
Toxicidade
Como a berberina HCL é um suplemento dietético, ela não é regulada EUA Food and Drug Administration como um farmacêutico. Estudos, como o publicado no "American Journal of Physiology Endocrinology e Metabolism", testaram os efeitos da berberina em ratos e descobriram que não era tóxico para as células. Um estudo realizado com seres humanos e publicado no “American Journal of Cardiology” confirma que a berberina induz benefícios fisiológicos em humanos, sem produzir efeitos colaterais negativos. Apesar destes resultados positivos, antes de tomar qualquer suplemento dietético, consulte o seu médico.