Seu corpo naturalmente produz CoQ-10, também conhecida como coenzima Q-10. Ele ajuda suas células a produzir energia e funciona como um antioxidante para ajudar a protegê-las de substâncias químicas potencialmente nocivas. Algumas pessoas defendem o uso de suplementos CoQ-10 para várias condições médicas com base em suas funções no corpo. A evidência mais forte de benefício para a suplementação de CoQ-10 refere-se a efeitos na insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e redução dos efeitos colaterais das estatinas, embora seu uso não seja rotineiramente recomendado.
Insuficiência Cardíaca Congestiva
Enfraquecimento ou doença do músculo cardíaco pode levar à insuficiência cardíaca congestiva. Com essa condição, a capacidade de bombeamento do coração não consegue acompanhar as demandas do corpo. O coração tem um requisito relativamente alto de CoQ-10 devido às suas altas necessidades energéticas.
Uma análise de 13 ensaios clínicos testando a eficácia da suplementação de CoQ-10 em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva foi publicada na edição de fevereiro de 2013 de "O Jornal Americano de Nutrição Clínica". Coenzima Q-10 suplementação de 60 a 300 mg por dia durante 4 a 24 semanas foi encontrado para aumentar a capacidade de bombeamento do coração e reduzir a gravidade da doença. Os autores concluíram, no entanto, que estudos adicionais ainda são necessários para determinar os benefícios potenciais dos suplementos de CoQ-10 para insuficiência cardíaca.
Pressão Arterial
Alguns tipos de doenças cardíacas e vasculares podem causar uma perda de flexibilidade da artéria, que pode aumentar a pressão arterial. Uma análise de 5 estudos que testaram a eficácia da CoQ-10 para aumentar a flexibilidade da artéria foi publicada na edição de abril de 2012 da "Atherosclerosis". Dar CoQ-10 às pessoas em doses de 150 a 300 mg por dia durante 4 a 12 semanas aumentou a flexibilidade da artéria.
Em pessoas com pressão arterial elevada, doses semelhantes de CoQ-10 também diminuíram pressão sem produzir efeitos colaterais, de acordo com uma análise de 12 estudos clínicos publicados na edição de abril de 2007 do "Journal of Human Hypertension". A partir de 2013, no entanto, CoQ-10 suplementos não são recomendados como parte do tratamento padrão para pessoas com pressão alta.
Statin Therapy Side Effects
Seu corpo requer produção de colesterol normal para fazer CoQ-10. O uso de estatinas que reduzem o colesterol, que inibem a produção de colesterol, também pode inibir a produção de CoQ-10. Dor muscular e fraqueza são possíveis efeitos colaterais em pessoas que recebem terapia com estatinas.
Uma revisão de ensaios clínicos testando a eficácia da CoQ-10 no alívio de sintomas musculares em pessoas recebendo terapia com estatinas foi publicada na edição de 12 de junho de 2007. do "Journal of American College of Cardiology". Embora as evidências não sejam conclusivas, os autores sugerem que cerca de 200 mg de CoQ-10 diariamente podem elevar os níveis sanguíneos de CoQ-10 e ajudar a aliviar os sintomas musculares em pessoas que tomam grandes doses de estatina. Os autores observam, no entanto, que o uso rotineiro de CoQ-10 não pode ser recomendado para pessoas que tomam estatinas, pois não há prova suficiente de benefício.
Outras Condições
CoQ-10 tem outros benefícios teóricos para a saúde, embora evidência para eficácia comprovada em pessoas está faltando. Por exemplo, CoQ-10 pode funcionar como um antioxidante e ajudar a evitar danos às células de substâncias químicas conhecidas como radicais livres. Ele foi promovido por ajudar a prevenir ou tratar condições como a doença de Parkinson, câncer de mama e infertilidade masculina. No entanto, a partir de 2013, não há prova de que CoQ-10 suplementar é benéfico para essas condições.
CoQ-10 Segurança
Coenzima Q-10 suplementos são relativamente seguros, mas deve ser usado sob supervisão médica. Uma dose diária típica é de 100 a 200 mg, dividida em porções iguais. Possíveis efeitos colaterais da CoQ-10 suplementar incluem transtornos gastrointestinais, erupções alérgicas e dor de cabeça. CoQ-10 também pode interagir com alguns medicamentos prescritos.
, , ] ]