O coentro, uma erva nativa da Europa, África do Norte e partes da Ásia, é usado nas culinárias chinesa, tailandesa, indonésia e do Oriente Médio por suas folhas pungentes, conhecidas como coentro, bem como por sua sementes. As sementes de coentro têm um sabor cítrico picante e são usadas em pratos que variam de caril a cerveja e também são usadas em algumas receitas de decapagem. As sementes de coentro, uma planta de jardim comumente cultivada, têm uma variedade de possíveis benefícios para a saúde.
O coentro reduz o açúcar no sangue e age como um antioxidante, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2011. edição do "Indian Journal of Experimental Biology". Em animais de laboratório diabéticos, o pó de sementes de coentro reduziu acentuadamente os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Também ajudou a restaurar os níveis de antioxidantes, substâncias químicas que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres. Esses produtos químicos podem aumentar o risco de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos. Danos às células produtoras de insulina do pâncreas que poderiam resultar de radicais livres também foram reduzidos em animais alimentados com coentro. Mais pesquisas para confirmar seus resultados em humanos ainda são necessárias.
Insulina
O coentro também pode aumentar a secreção de insulina, de acordo com um estudo publicado na edição de março de 2009 da revista "Phytotherapy Research". O estudo preliminar em animais de laboratório, conduzido no Departamento de Biologia da Universidade Islâmica Azad, Varamin, no Irã, mostrou que 200 miligramas de extrato de semente de coentro por quilo de peso corporal reduziram significativamente o açúcar no sangue e aumentaram a liberação de insulina do pâncreas. Estudos semelhantes sobre seres humanos ainda estão faltando, por isso consulte o seu médico antes de consumir coentro para melhorar a sua produção de insulina.
Neuroprotective Benefits
A revista "Molecular Neurobiology" publicou um estudo em sua edição de março de 2011 que relatou as propriedades anti-inflamatórias do coentro, que podem proteger o sistema nervoso de danos. Citando evidências de que os fatores do estilo de vida, como o consumo de certas especiarias, que incluem o coentro, podem contribuir para níveis mais baixos de doenças neurodegenerativas, os autores concluíram que esses compostos poderiam reduzir a inflamação neurológica. Este estudo também incluiu outras especiarias tomadas juntamente com coentro, por isso estes resultados são bastante preliminares, mas promissor.
.
Coriander mostrou benefícios protetores contra o câncer de cólon em um estudo publicado em a edição de agosto de 2000 do "Journal of Ethnopharmacology". Neste estudo de laboratório, o coentro reduziu os níveis de colesterol no sangue e aumentou a excreção de compostos de esterol e bílis em animais de laboratório, o que diminui os níveis de toxina no cólon. Com base nos resultados de seu estudo preliminar, os pesquisadores concluíram que o coentro oferece benefícios protetores contra os efeitos prejudiciais dos lipídios no cólon que poderiam levar ao câncer de cólon. No entanto, mais estudos em humanos são necessários para confirmar estes resultados positivos no risco de câncer de cólon em animais.
Segurança
A segurança do coentro foi avaliada em um estudo publicado na edição de janeiro de 2009 da revista "Food e toxicologia química ". Conduzido pelo Grupo Burdock, em Orlando, Flórida, o estudo em animais de laboratório mostrou que doses de até 500 miligramas de óleo essencial de coentro por quilograma de peso corporal por dia durante 28 dias resultaram em ausência de toxicidade. O óleo essencial de coentro também foi encontrado seguro em níveis de até 160 miligramas por quilo de peso corporal, um nível que é comumente usado para cozinhar.