O ginseng americano selvagem (Panax quinquefolius) é uma erva medicinal que é usada para suas raízes. O ginseng tem sido usado há séculos no tratamento de uma série de doenças, e pesquisadores médicos descobriram que o ginseng pode ser benéfico para o corpo de várias maneiras. Raiz de ginseng selvagem americano pode fornecer um efeito anti-inflamatório, ajudar a regular a glicose no sangue, combater as células cancerosas e apoiar o sistema imunológico. A raiz do ginseng descascado é comido fresco ou seco, tomado como um extrato, consumido em uma tintura ou tomado como um extrato fluido.
Impulsiona o sistema imunológico
Vários estudos clínicos descobriram que o ginseng americano melhora a função celular relacionado a impulsionar o sistema imunológico, ajudando o corpo a resistir ou combater doenças e infecções, diz a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC). Tomar o ginseng americano também pode ajudar a combater gripes e resfriados, diz a UMMC, citando dois estudos que descobriram que pessoas que tomaram um produto contendo ginseng americano durante quatro meses contraíram menos resfriados e tiveram menor duração de sintomas de resfriado do que as pessoas que tomaram placebo. Ginseng parece estimular o sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos no sangue.
Reduz os níveis de açúcar no sangue
O ginseng americano pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2 ao reduzir os níveis de glicose no sangue, o UMMC diz. A UMMC cita um estudo que descobriu que os diabéticos Tipo 2 que tomaram o ginseng americano com ou antes de uma bebida com alto teor de açúcar tiveram menos aumento nos níveis de açúcar no sangue. Da mesma forma, estudos também descobriram que o ginseng americano pode aumentar a tolerância a carboidratos em diabéticos. A rede aponta um estudo em que os níveis de álcool no sangue dos diabéticos foram 32 a 51% mais baixos depois de tomar 3 gramas de ginseng junto com o álcool. Estudos também mostraram benefícios para diabéticos tipo 2 em tomar ginseng juntamente com a insulina, de acordo com a Wilkes University.
Inibe o crescimento tumoral canceroso
American ginseng tem propriedades anti-câncer e pode inibir o crescimento do tumor, como ilustrado em uma infinidade de estudos médicos. Um estudo de laboratório descobriu que o ginseng americano exibia efeitos extremos de câncer nas células cancerígenas colorretais, observa o UMMC. Os ginsenosides contidos no ginseng podem prevenir certos tipos de câncer, especialmente o câncer gástrico, impedindo o crescimento de células tumorais, diz a Wilkes University. O ginsenosídeo “Rg1” apresentou efeitos semelhantes aos do estrogênio nas células do câncer de mama humano, interrompendo o crescimento dessas células. De acordo com o MedlinePlus, estudos na China sugerem que o ginseng americano pode beneficiar pacientes com câncer de mama, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas. Benefícios neurológicos - O ginseng americano oferece muitos benefícios neurológicos, inclusive ajudando a tratar a atenção transtorno de déficit /hiperatividade (TDAH), estresse mental e emocional, bem como doenças e condições cognitivas. Um estudo descobriu que tomar ginseng americano junto com ginkgo biloba pode ajudar no tratamento de TDAH, diz a UMMC. Outro estudo clínico descobriu que tomar o ginseng pode melhorar a memória e a função cognitiva em pessoas com doença de Alzheimer, observa a Universidade de Wilkes. O ginseng americano também pode modular a atividade cerebroelétrica no cérebro, e estudos descobriram que o uso crônico de ginseng em animais estimulou melhorias no alívio do estresse e da fadiga, bem como nas habilidades de aprendizado.