casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O alho ajuda a aumentar a contagem de plaquetas?

O alho, um tempero picante usado para dar vida a muitos pratos de comida, tem uma longa história de uso medicinal para tratar de tudo, do resfriado comum ao câncer. O alho também pode desempenhar um papel na proteção contra doenças cardíacas pelo seu efeito sobre as plaquetas, fragmentos celulares de formato irregular que são as menores células do sangue, de acordo com o Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Oklahoma. As plaquetas se juntam no local da lesão para ajudar a interromper o sangramento. Tomar alho não produz mais plaquetas, mas diminui a agregação de plaquetas, a capacidade de se unir.

Ações de alho em plaquetas

Estudos de laboratório mostram que o alho tem múltiplas ações que inibem a aderência de plaquetas. O alho inibe a formação de tromboxano A2, um composto que se liga às plaquetas e ativa suas ações de coagulação. Tomar alho também pode diminuir a capacidade das plaquetas se ligarem ao fibrinogênio, uma proteína que ajuda a formar coágulos sanguíneos para selar os vasos sanguíneos que estão sangrando. Alho não aumenta a produção de plaquetas na medula óssea.

O agregado plaquetário desempenha um papel no desenvolvimento de acidente vascular cerebral e doença cardíaca. A acumulação de placas, colesterol e depósitos de detritos nas paredes dos vasos sanguíneos pode danificar os vasos sanguíneos. As plaquetas aderem aos vasos sanguíneos lesionados, formando coágulos sanguíneos que estreitam ainda mais o interior do vaso e impedem o fluxo sanguíneo. Pedaços dos coágulos podem se soltar e se alojar em vasos sanguíneos que suprem o cérebro com sangue, causando um derrame. Como o alho reduz a agregação plaquetária, é menos provável que os coágulos se formem. Como menos plaquetas aderem a áreas danificadas, mais plaquetas circulam no sangue.

Alho e contagem de plaquetas

O alho não ajuda o corpo a produzir mais plaquetas, mas impede que as plaquetas se colem. Uma contagem normal de plaquetas varia de 150.000 a 400.000 unidades por litro. Se tiver uma contagem muito elevada de plaquetas, poderá ter um risco aumentado de agregação plaquetária; tomar alho pode ajudar a reduzir a capacidade do sangue de formar coágulos.

Considerações

Se você tiver uma contagem de plaquetas anormalmente baixa, você pode ter uma tendência aumentada a sangrar de ferimentos leves ou mesmo quando você não tem feriu-se a todos. Não tome alho para aumentar a contagem de plaquetas, pois isso pode aumentar a sua tendência a sangrar, agravando o problema e não aumentará a contagem de plaquetas. Se você tomar medicamentos para diluir o sangue, o alho pode potencializar seus efeitos, alerta o Centro Médico da Universidade de Maryland. Se você tem algum tipo de distúrbio plaquetário, pergunte ao seu médico antes de tomar alho.

, , ] ]