Os corredores podem se beneficiar das propriedades antiinflamatórias e energizantes naturais da coenzima Q10. O corpo produz essa molécula - chamada CoQ10 de forma natural. Prestadores de cuidados de saúde, por vezes, recomendam suplementar CoQ10 para pessoas com problemas cardíacos, doença de Parkinson, pressão alta, colesterol alto ou diabetes. CoQ10 é um antioxidante que ajuda a combater a inflamação e tem propriedades essenciais para a produção de energia - o que o torna interessante para os praticantes de alta intensidade. Algumas pesquisas sugerem que a CoQ10 oferece tempos de recuperação mais curtos e menos irritação muscular após o esforço para corredores e outros atletas.
CoQ10 Propriedades
A CoQ10 está presente em todas as células do corpo e é caracterizada como uma quinona. O corpo produz naturalmente usando dois aminoácidos: fenilalalina e tirosina. Órgãos que trabalham mais e queimam mais calorias, como coração, rim e fígado, têm as mais altas concentrações naturais de CoQ10. Tem propriedades antioxidantes, por isso pode ajudar a prevenir danos causados pelos radicais livres e também pode estimular o sistema imunológico. Os radicais livres são moléculas instáveis que se formam durante a digestão, em sua pele quando você está no sol ou em seus órgãos quando você está exposto a toxinas. Os radicais livres podem danificar as células ao longo do tempo, e os corredores que colocam exigências extras ao corpo podem ser mais suscetíveis aos seus efeitos prejudiciais, o que pode causar saúde reduzida, recuperação mais lenta após esforço e dores musculares.
O potencial da CoQ10 de contribuir para a manutenção da força muscular e reforçar a energia é de particular interesse para os corredores. CoQ10 trabalha em componentes celulares chamados mitocôndrias que produzem um composto de armazenamento de energia - adenosina trifosfato, ou ATP - que fornece energia instantânea. Produção eficiente de ATP ajuda os corredores, que colocam muita demanda em seus sistemas de energia, ir mais e mais antes fatigante.
Estudos do Exercício com CoQ10
Um estudo publicado em 2008 no "Jornal da Internacional Society of Sports Nutrition "destacou os benefícios potenciais da CoQ10 para corredores e outros praticantes intensos. Os participantes que suplementaram com CoQ10 por duas semanas experimentaram concentrações mais altas do composto no plasma sanguíneo e exibiram maior resistência quando correram em uma esteira. Também em 2008, a revista "Nutrition" publicou um estudo mostrando que oito dias de suplementação com 300 miligramas de CoQ10 diminuíram as sensações de fadiga dos ciclistas e aumentaram sua recuperação. Atletas que participaram do kendo, uma forma japonesa de esgrima, que tomou CoQ10 por 20 dias, sofreram menos danos musculares durante o treinamento, relatou um estudo publicado em uma edição de 2008 do "British Journal of Nutrition". Todos esses efeitos positivos no exercício implicam que corredores que pegam a CoQ10 podem durar mais, se recuperarem mais rapidamente e sofrerem menos ferimentos, mas a pesquisa ainda é considerada inconclusiva.
A maioria das pessoas usa a CoQ10 em sua dieta peixe, porco e carne e, em menor quantidade, em vegetais como espinafre e brócolis. Você normalmente absorve apenas pequenas quantidades através de fontes de alimentos, e para que a CoQ10 tenha um efeito positivo, um corredor pode precisar de muito mais. Suplementos de CoQ10 podem oferecer benefícios especialmente importantes para corredores com mais de 40 anos, porque o corpo se torna menos eficiente ao fazer a molécula com a idade, e o composto pode ser mais acessível quando consumido em uma forma de cápsula líquida prontamente absorvida. Converse com seu médico para determinar se a CoQ10 é adequada para você e a dosagem apropriada, que geralmente varia de 150 a 300 miligramas por dia.
, , ] ]