casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Toxicidade de alcaçuz e efeitos colaterais

Licorice não é apenas um sabor doce. É uma erva usada na forma de suplementos para doenças respiratórias, digestivas e da pele. Alcaçuz contém uma substância chamada glicirrizina, que parece ser responsável por uma série de efeitos colaterais, às vezes chamada de toxicidade de alcaçuz. Uma versão livre de glicirrizina do alcaçuz está disponível e é frequentemente usada no tratamento, mas certas condições pré-existentes fazem com que o alcaçuz fique fora dos limites sem o consentimento e monitoramento médico.

Níveis Tóxicos -

O Centro Médico da Universidade de Maryland alerta que uma dose excessiva de alcaçuz que contém glycyrrhizin pode levar à sensibilidade a um hormônio supra-renal. A condição, conhecida como pseudoaldosteronismo, pode criar efeitos colaterais secundários de pressão alta, edema e muito mais. O centro observa isso pode aparecer em pessoas que tomam mais de 20 g de alcaçuz por dia. Pessoas com condições pré-existentes, como pressão alta, podem desenvolver pseudoaldosteronismo tomando apenas 5 g por dia. O centro observa que doses padrão tendem a ser inferiores a 500 mg. Limite seu uso de alcaçuz a menos de um mês e meio e faça com que seu médico acompanhe seu uso e sua saúde.

Sangue, fígado e rim

Se você tiver algum problema com a pressão arterial, edema, doença cardíaca, doença hepática ou doença renal, não tome alcaçuz. Pode levar a essas condições em pessoas saudáveis, por isso, se você já está lidando com problemas de sangue, coração, fígado ou rim, corre o risco de piorá-las.

Efeitos colaterais hormonais

O alcaçuz tem uma aparente efeito sobre os hormônios do seu corpo, especialmente o estrogênio. MedlinePlus observa que pode interagir negativamente com o controle de natalidade e pílulas de reposição hormonal, possivelmente bloqueando seus efeitos. Alcaçuz pode realmente se comportar como um estrogênio, exigindo precaução entre aqueles que tiveram câncer sensível a hormônios. Também pode interagir com prednisona, um esteróide.

Depleção de potássio

O alcaçuz pode levar a desequilíbrios eletrolíticos, esgotando o potássio e aumentando o nível de sódio no sangue. Isso aumentará o efeito de drogas que destroem potássio que você pode estar tomando; Se você já tem baixo nível de potássio ou hipocalemia no sangue, o alcaçuz pode piorar muito. Também pode levar ao desenvolvimento de hipertonia, uma condição na qual os músculos resistem ao alongamento. Esteja ciente de que os doces de alcaçuz e outros produtos são arriscados se forem aromatizados com alcaçuz natural, pois contêm glicirrizina. Um caso clínico de 2009 do "Canadian Journal of Emergency Medicine" observou que a ingestão de doces de alcaçuz com sabor natural era suficiente para induzir edema e pressão alta em um paciente de 49 anos sem problemas de saúde prévios. Os autores da história do caso dizem que doces, bebidas, pastilhas para tosse, pastilhas para a garganta, tabaco, chá, goma e outros remédios à base de plantas podem conter alcaçuz natural. Quaisquer problemas com estado de alerta, batimentos cardíacos, problemas digestivos, urticária, problemas respiratórios ou inchaço devem ser verificados imediatamente. Você deve informar ao seu médico se você ingeriu alguma coisa com alcaçuz, para que ele possa investigar isso como uma possível causa. Drugs.com observa que não há realmente efeitos colaterais "comuns" com alcaçuz, por isso notifique seu médico de qualquer coisa que você experimente depois de tomar alcaçuz.