Sem a coenzima Q10, o seu corpo não consegue produzir energia, o que apoia o seu metabolismo e mantém você vivo e próspero. Além desse papel vital, também é um importante antioxidante. Embora seu corpo precise de coenzima Q10 ou CoQ10, as deficiências são raras, já que seu corpo o faz e você o obtém através de uma variedade de alimentos. Suplementos de coenzima Q10 podem ajudar a tratar algumas condições médicas.
Coenzima Q10 Noções básicas
Quando as células em todo o corpo convertem açúcar em energia, elas seguem uma cadeia de eventos que não podem prosseguir a menos que a coenzima Q10 esteja presente. Estas células sintetizam a sua própria CoQ10, que requer vitamina B6 e os aminoácidos, tirosina e fenilalanina. Como antioxidante, a coenzima Q10 neutraliza moléculas instáveis, conhecidas como radicais livres, antes de danificar as gorduras estruturais nas membranas celulares. Devido aos seus papéis essenciais, a coenzima Q10 pode ter o potencial de tratar ou prevenir uma variedade de condições de saúde. Mas a evidência até o momento não suporta sua capacidade de melhorar a resistência atlética, prevenir o declínio relacionado à idade ou baixar o açúcar no sangue. Embora a pesquisa esteja em andamento, também não há evidências de que a CoQ10 ajude no tratamento da doença de Huntington, Parkinson ou câncer, de acordo com o site do Instituto Linus Pauling.
Alimentos com CoQ10
A maioria das pessoas consome cerca de 10 Miligramas de CoQ10 diariamente através de suas dietas, mas como não é um nutriente essencial, uma ingestão diária recomendada não foi estabelecida. As melhores fontes são carne, frango e peixe. Você receberá 2,6 miligramas de uma porção de 3 onças de carne bovina e 1,4 miligramas de uma porção de 300 gramas de frango frito. "Fish falls in the same range.", 3, [[Por exemplo, o arenque tem 2,3 miligramas por porção de 3 onças, enquanto a truta tem cerca de 1 miligrama no mesmo tamanho de porção. Sementes de gergelim e pistache fornecem menos de 1 miligrama por porção de 1 onça, enquanto 1/2 xícara de morangos, uma laranja, 1/2 xícara de brócolis cozido e 1 ovo cozido contêm menos de 0,5 miligramas.
Causas de Deficiência
Embora os níveis de CoQ10 diminuam naturalmente à medida que envelhece, isso não causa necessariamente uma deficiência. Se você é saudável e come uma dieta equilibrada, provavelmente não precisa se preocupar com a falta de CoQ10. Algumas condições médicas e medicamentos diminuem os níveis de CoQ10, no entanto. Por exemplo, raros distúrbios mitocondriais genéticos causam uma deficiência, enquanto níveis sanguíneos baixos também são encontrados em pessoas com diabetes, câncer e insuficiência cardíaca congestiva. Os medicamentos para baixar o colesterol podem interferir na capacidade do seu corpo de sintetizar CoQ10. Você também pode precisar de coenzima Q10 extra se você tomar beta-bloqueadores, antidepressivos ou medicamentos para tratar a pressão arterial elevada.
Suplemento de Apoio
Se você tem hipertensão, converse com seu médico sobre a coenzima Q10 porque pode ajudar pressão arterial mais baixa. Ele também mostra a promessa de aliviar os sintomas causados pelo fracasso congestivo, embora os resultados da pesquisa sejam mistos, de acordo com o site da NYU Langone Medical Center. Além disso, CoQ10 pode impulsionar o sistema imunológico de pessoas com câncer, observa o site do Instituto Nacional do Câncer. Os suplementos também melhoram os sintomas relacionados a alguns distúrbios mitocondriais. As doses recomendadas de CoQ10 variam de 30 a 300 miligramas por dia. Embora seja seguro para a maioria das pessoas, você não deve usar a CoQ10 até consultar seu médico se estiver grávida, tomar qualquer medicamento prescrito ou ter doença cardíaca, diabetes, doença renal ou hipertensão.