Nutricionistas e chefs preocupados com a saúde recomendam cozinhar com ervas secas e especiarias como uma maneira de dar sabor aos alimentos sem adicionar gordura extra, sal ou açúcar. Além de seus poderes de aumentar o sabor de sódio e calorias, a maioria das especiarias também tem enormes benefícios para a saúde, incluindo controle de peso, diabetes, doenças cardíacas e prevenção do câncer. foram utilizados ao longo da história para seus benefícios medicinais e de melhoria da saúde. Os pesquisadores agora determinaram que muitas especiarias são potências antioxidantes, proporcionando tantos benefícios para a saúde que combatem doenças quanto uma porção completa de muitas frutas e vegetais. Além de seu poder antioxidante, algumas especiarias também têm propriedades antibióticas e podem reduzir a inflamação no corpo. A boa notícia é que alguns dos temperos mais saudáveis estão na maioria dos armários de cozinha.
Impulsionadores do Sistema Imunológico
Três temperos em particular demonstraram fortalecer o sistema imunológico ao combater infecções e reduzir a inflamação que pode potencialmente levar ao câncer e outras doenças. Compostos encontrados no alho podem matar microorganismos como fungos, bactérias, vírus e até mesmo algumas células cancerosas em tubos de ensaio. Há também evidências de que comer alho cru diariamente pode ajudar a prevenir o resfriado comum. Para comê-lo cru, tente adicionar alho picado fresco para molhos de salada.
O leve cheiro de limão de folhas de tomilho complementa pratos de peixe, frango ou legumes, e até mesmo uma pequena quantidade de folhas de tomilho oferecem benefícios para a saúde. Como o alho, esta erva nativa do Mediterrâneo também tem anti-séptico, antibiótico e propriedades antioxidantes.
O gengibre tem sido um superstar na medicina chinesa por suas propriedades de reforço imunológico. Ele tem sido usado ao longo da história, para tratar de tudo, desde o resfriado comum a doenças gastrintestinais, incluindo enjoos matinais. Adicionar gengibre em pó para alimentos por tempero, ou íngreme gengibre inteiro descascado em chás.
Melhores Especiarias para Antioxidantes
Porque eles são secos e concentrados, a maioria das especiarias são extremamente ricos em antioxidantes. Pesquisadores na Espanha relataram que o cravo-da-índia é o mais alto antioxidante natural por causa de seus compostos fenólicos que são responsáveis por sua forte fragrância. Uma meia colher de chá de cravo contém mais antioxidantes que combatem doenças do que meia xícara de mirtilos.
Amplamente utilizado na culinária mediterrânea e mexicana, o orégano tem outro poderoso poder antioxidante e pode proteger contra vários tipos de câncer . Pesquisas recentes sugerem uma ligação entre o consumo regular de orégano e uma redução do risco de câncer de próstata.
Outro nativo do Mediterrâneo, as folhas de alfinetes de alecrim são ricas em antioxidantes, que podem ajudar a melhorar a memória e concentração, bem como combater os danos dos radicais livres no cérebro. Use esta erva para adicionar sabor rico a carnes e ensopados.
Açafrão contém o poderoso antioxidante curcumina, que tem sido intensamente pesquisado para uso no tratamento ou prevenção de vários tipos de câncer, incluindo mama, próstata e cólon. Açafrão dá alimentos como mostarda e curry sua cor amarela brilhante. Tem um sabor levemente picante e você pode adicioná-lo a legumes, sopas ou ensopados.
Útil para o açúcar no sangue e perda de peso O aquecimento de especiarias canela e pimenta caiena são benéficas para o controle de açúcar no sangue e peso perda. Pesquisadores de diabetes determinaram que uma colher de chá de canela, quando adicionada a alimentos como cereais, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Vários estudos demonstraram que a capsaicina, o composto ativo da cayenne ou de outras pimentas, pode estimular o metabolismo, suprimir o apetite e desempenhar um pequeno papel no controle de peso.