A doença de Lyme resulta quando uma pessoa é mordida por um carrapato que está infectado com o parasita Borrelia burgdorferi. Na maioria dos casos, a doença de Lyme pode ser curada pelo tratamento com antibióticos. Se a doença é tratada precocemente, todos os sintomas geralmente desaparecem e a doença é completamente curada. No entanto, se a doença de Lyme não for tratada, pode causar complicações sérias que ameaçam a vida, afetando o sistema nervoso, o coração e os pulmões, e pode causar fadiga e artrite. Na América do Norte, aproximadamente 8 por cento dos pacientes com doença de Lyme desenvolvem complicações cardíacas, de acordo com um artigo publicado no "Canadian Journal of Cardiology". Anormalidades Elétricas
A complicação mais comum do coração causada pela doença de Lyme é a interrupção dos sinais elétricos que coordenam o batimento do coração, explica a Universidade de Maryland Medical Center. O coração usa sinais elétricos para se certificar de que todas as células do coração batem no momento certo, a fim de empurrar o sangue para fora e puxar mais sangue. Quando os distúrbios elétricos são interrompidos, os médicos chamam isso de bloqueio cardíaco. Dependendo da localização exata do bloco dentro do coração, podem ocorrer diferentes tipos de bloqueios elétricos. A doença de Lyme, muitas vezes provoca um bloqueio atrioventricular, o que provoca sintomas de tontura, falta de ar, perda de consciência, dor no peito e palpitações cardíacas.
Inchaço do Coração
Pacientes com doença de Lyme também podem experimentar um inchaço do coração, que é chamado de miopericardite. Quando o parasita que causa a doença de Lyme migra para o tecido cardíaco, o sistema imunológico tenta atacá-lo enviando muitas células imunológicas especializadas para o coração para matar o parasita. O influxo dessas células imunológicas faz com que o coração, particularmente os pequenos vasos sangüíneos que correm pelo coração, inchem, o que é conhecido como inflamação. O inchaço do coração pode afetar a capacidade do coração para bater corretamente. Em alguns casos, mesmo depois que o parasita foi morto, o sistema imunológico continua a reagir exageradamente, fazendo com que o coração permaneça inchado.
Insuficiência Cardíaca Congestiva
Se a doença de Lyme não for tratada por um longo tempo, algumas evidências sugere que pode causar lentamente insuficiência cardíaca, que também é conhecida como cardiomiopatia, explica o "Canadian Journal of Cardiology". Os pesquisadores ainda não estabeleceram claramente uma ligação entre a doença de Lyme e a insuficiência cardíaca; No entanto, alguns estudos descobriram que pacientes infectados com a doença de Lyme tendem a ter uma maior incidência de cardiomiopatia do que pacientes não infectados, relata o "Candian Journal of Cardiology". Os médicos suspeitam que o dano contínuo ao coração causado pelo parasita da doença de Lyme enfraquece lentamente a capacidade do coração de bombear o sangue adequadamente.