casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos colaterais de beta bloqueadores e ganho de peso

Os fármacos bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos - geralmente referidos simplesmente como betabloqueadores - são usados no tratamento da hipertensão arterial. Eles também passaram a ser amplamente usados por artistas, particularmente no campo da música clássica, para reduzir os efeitos físicos do nervosismo, como tremores e tremores, de acordo com um artigo de 2004 do New York Times. Embora os betabloqueadores tenham sido usados com sucesso em ambos os contextos, preocupações foram levantadas sobre os efeitos colaterais. De acordo com o Jornal da American Heart Association, ou AHA, beta-bloqueadores podem ter efeitos adversos em seus níveis de colesterol e triglicérides e na sensibilidade à insulina. Outro efeito colateral pode ser o ganho de peso. A causa do ganho de peso associado ao beta-bloqueador não é definitivamente conhecida, mas pode girar em torno da menor taxa metabólica, retenção de líquidos e diminuição da atividade física. atividade. Estudos revelaram que os betabloqueadores causam uma redução no gasto de energia de quatro a nove por cento, que aumenta para 12 por cento em pessoas hipertensas obesas.

Ganho de Peso Médio

De acordo com a AHA, os beta-bloqueadores podem causar gordura acumular na região abdominal. Pacientes que tomam tipos mais antigos de betabloqueadores, em particular atenolol e metoprolol, ganham de dois a quatro quilos em média. A maior parte do ganho de peso ocorre durante os primeiros meses do tratamento com beta-lockers. Os pacientes de todos os grupos demográficos parecem ter a mesma probabilidade de ganhar peso.

Outros efeitos associados

Além de reduzir a ansiedade, os betabloqueadores também podem transmitir sentimentos de cansaço. Um resultado direto disso é reduzir a inquietação, conhecida clinicamente como “movimento sem propósito”, que ainda é pouco percebido e que normalmente gasta energia e queima gordura. Os betabloqueadores também demonstraram diminuir a resistência ou o desejo por exercício. Outra tendência preocupante recentemente associada aos betabloqueadores é um aumento de 28% no risco de diabetes tipo II, para o qual o ganho de peso é sempre uma preocupação.

Quem é a maioria em risco?

Não há atualmente nenhuma maneira de prever suscetibilidade individual ao ganho de peso ao tomar beta-bloqueadores. No entanto, uma vez que o processamento metabólico dos alimentos diminui com a idade, os mais jovens podem estar em maior risco do que os mais velhos.

Sinais de alerta

É importante observar-se para ganho de peso abrupto ao tomar beta-bloqueadores. De acordo com a Cleveland Clinic, um médico deve ser consultado imediatamente se ocorrer um ganho repentino de três a quatro quilos ao longo de um período de um ou dois dias. Um estudo recente recomendou a reconsideração do "uso de primeira linha" de betabloqueadores no tratamento de pacientes hipertensos que são obesos, uma vez que o efeito colateral de ganho de peso dos betabloqueadores pode até certo ponto neutralizar o bom efeito dessas drogas. , , ] ]