Ganho de Peso Médio
De acordo com a AHA, os beta-bloqueadores podem causar gordura acumular na região abdominal. Pacientes que tomam tipos mais antigos de betabloqueadores, em particular atenolol e metoprolol, ganham de dois a quatro quilos em média. A maior parte do ganho de peso ocorre durante os primeiros meses do tratamento com beta-lockers. Os pacientes de todos os grupos demográficos parecem ter a mesma probabilidade de ganhar peso.
Outros efeitos associados
Além de reduzir a ansiedade, os betabloqueadores também podem transmitir sentimentos de cansaço. Um resultado direto disso é reduzir a inquietação, conhecida clinicamente como “movimento sem propósito”, que ainda é pouco percebido e que normalmente gasta energia e queima gordura. Os betabloqueadores também demonstraram diminuir a resistência ou o desejo por exercício. Outra tendência preocupante recentemente associada aos betabloqueadores é um aumento de 28% no risco de diabetes tipo II, para o qual o ganho de peso é sempre uma preocupação.
Quem é a maioria em risco?
Não há atualmente nenhuma maneira de prever suscetibilidade individual ao ganho de peso ao tomar beta-bloqueadores. No entanto, uma vez que o processamento metabólico dos alimentos diminui com a idade, os mais jovens podem estar em maior risco do que os mais velhos.
Sinais de alerta
É importante observar-se para ganho de peso abrupto ao tomar beta-bloqueadores. De acordo com a Cleveland Clinic, um médico deve ser consultado imediatamente se ocorrer um ganho repentino de três a quatro quilos ao longo de um período de um ou dois dias. Um estudo recente recomendou a reconsideração do "uso de primeira linha" de betabloqueadores no tratamento de pacientes hipertensos que são obesos, uma vez que o efeito colateral de ganho de peso dos betabloqueadores pode até certo ponto neutralizar o bom efeito dessas drogas. , , ] ]