O coração faz parte do sistema circulatório maior. É um músculo grande que bombeia sangue para os pulmões e o corpo usando diferentes vasos sanguíneos. É importante conhecer alguma anatomia básica para entender completamente como o sistema funciona.
Termos Básicos e Anatomia |
O coração é um órgão muscular oco composto de quatro câmaras. As duas câmaras superiores são chamadas átrios ou átrio singularmente. As duas câmaras inferiores são chamadas de ventrículos. Átrios são menores que os ventrículos e recebem sangue dos pulmões ou do corpo. Os átrios bombeiam esse sangue para os ventrículos. Os ventrículos são maiores porque têm que bombear o sangue para fora do coração em partes mais distantes do corpo, então eles têm que ser mais musculosos para fazer seu trabalho eficientemente. O ventrículo esquerdo é o mais muscular, pois tem o trabalho de bombear o sangue para o corpo, enquanto o lado direito apenas bombeia o sangue para os pulmões. Entre os átrios e os ventrículos, há válvulas que ajudam a manter o sangue fluindo apenas em uma direção. Existem também válvulas entre os ventrículos e os vasos sanguíneos. Quando a bomba de átrio, que está associada com o "lub" do "lub dub" de um batimento cardíaco. Os ventrículos estão associados ao "dub" da batida. Portanto, o "dub" do batimento cardíaco está sempre associado ao fluxo de sangue para fora do coração.
Aorta
A aorta é responsável por bombear sangue oxigenado para o corpo. Como esse vaso carrega sangue para o corpo, ele é preso ao ventrículo esquerdo e se arqueia para fora da parte central superior do coração. Depois que a aorta sai do coração, ela se divide em vasos menores e menores. Existem três artérias que saem do topo do arco aórtico. Uma é chamada de artéria braquiocefálica e alimenta o lado superior direito do corpo e o lado direito do sangue oxigenado da cabeça; as outras duas são a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda. A carótida comum esquerda alimenta a cabeça e a subclávia esquerda alimenta o lado superior esquerdo do corpo. Se voltarmos a atenção para o arco aórtico e apenas seguirmos o arco abaixo do coração, ele se tornará a aorta descendente para a aorta abdominal. A aorta abdominal se divide em dois vasos abaixo do nível do umbigo para enviar sangue para as extremidades inferiores direita e esquerda. Os vasos se dividirão cada vez mais até que finalmente se formem arteríolas nas extremidades mais distantes e depois se transformarão em uma rede capilar que começa a transportar sangue de volta ao coração.
Artérias Pulmonares
A bomba de artérias pulmonares sangue do coração para os pulmões. Eles saem para o ventrículo direito. As artérias pulmonares são as únicas artérias que transportam sangue desoxigenado. As artérias pulmonares começam como uma artéria que se ramifica na parte média frontal do coração, em frente à aorta. Quase imediatamente esse vaso se divide em duas artérias pulmonares, uma para ir para o pulmão esquerdo e outra para ir ao pulmão direito. As artérias pulmonares rapidamente se tornam menores e menores até se transformarem em capilares pulmonares. Ao nível dos capilares, o dióxido de carbono é libertado e o oxigénio é ligado às células sanguíneas. A rede capilar transforma-se em veias pulmonares e começa a retornar ao coração.