A doença cardíaca continua a ser a principal causa de morte nos Estados Unidos, com base em dados de 2009 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os principais fatores de risco incluem colesterol alto, hipertensão e histórico familiar de doença cardíaca. A crescente conscientização sobre a importância da boa saúde cardiovascular pode estimular um novo interesse em suplementos dietéticos como a L-lisina e seus efeitos na prevenção de doenças cardíacas.
O que é L-Lisina?
L-lisina ou simplesmente lisina, é um aminoácido essencial, um bloco de construção de proteínas. Uma dieta que inclui carne vermelha, frango e queijo fornece quantidades adequadas desse nutriente. Veganos, atletas e vítimas de queimaduras podem necessitar de suplementação para suprir as necessidades diárias do organismo de 12mg /kg. L-lisina desempenha vários papéis no corpo. É essencial para o crescimento e para fornecer as matérias-primas necessárias para a produção de energia e absorção de cálcio. O cálcio ajuda a garantir a coagulação sanguínea adequada, bem como a atividade normal dos músculos e dos nervos. O uso médico da lisina tem sido centrado em torno do seu uso no tratamento de herpes e herpes labial. No entanto, também demonstrou aplicações práticas para condições cardiovasculares. Um relatório de caso de 1991 do químico ganhador do prêmio Nobel Dr. Linus Pauling descobriu que a administração de 5g diários de lisina diminuía os sintomas de angina pectoris, ou espasmos de dor no peito devido à redução de oxigênio para o coração, após três meses de tratamento. homem de um ano de idade com doença arterial coronariana grave. O Dr. Pauling relatou dois casos adicionais em 1993. Ele atribuiu os efeitos à capacidade da lisina de relaxar os vasos sanguíneos. Este efeito também pode ajudar a baixar a pressão arterial.
Atherosclerosis
Pesquisa científica encontrou provas convincentes de que a lisina pode ajudar a tratar a aterosclerose, ou endurecimento das artérias. Uma dieta rica em gorduras saturadas contribui para a formação de placas no revestimento interno dos vasos sanguíneos. Os riscos são duplos. Primeiro, o estreitamento aumenta a pressão dentro das artérias. Esse efeito pode se tornar mais mortal quando os depósitos de placa se desprendem, bloqueando potencialmente o fluxo sanguíneo. Um estudo de 2007 do Dr. Rath Research Institute, na Califórnia, descobriu que a lisina inibia a resposta biológica das células musculares que revestem as artérias para formar placas em estudos de laboratório. Os pesquisadores recomendaram uma investigação mais aprofundada em indivíduos vivos. Apesar dos potenciais benefícios da lisina, tenha cuidado antes de tomar um suplemento de lisina para a saúde cardiovascular, especialmente se você está atualmente sendo tratado de uma condição cardiovascular. Drugs.com adverte que a lisina pode causar desconforto gastrointestinal. Indivíduos com doença hepática ou renal devem evitar tomar lisina. WholeHealthMD.com também adverte sobre possíveis aumentos nos níveis de toxicidade de alguns antibióticos. Devido ao seu impacto na função cardiovascular, consulte o seu médico antes de tomar um suplemento devido a possíveis interações com medicamentos ou outros suplementos alimentares.
, , ] ]