casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas de descompensação cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição crônica em que uma anormalidade ou doença estrutural limita a capacidade do coração de bombear uma quantidade adequada de sangue pelo corpo. Medicamentos aumentam a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca. A descompensação cardíaca é um agravamento súbito dos sintomas associados à insuficiência cardíaca. Esta situação pode ocorrer devido à progressão da insuficiência cardíaca ou a uma mudança nas circunstâncias, como a falta de doses de medicação ou o desenvolvimento de uma infecção ou anemia.

Aumentar o Falta de Respiração

Os pacientes com insuficiência cardíaca caracteristicamente tem algum grau de falta de ar. Pessoas com doença leve experimentam esse sintoma apenas com esforço físico substancial, enquanto que aquelas com doença grave podem ficar sem ar com atividade mínima. O aumento da falta de ar associado a menos esforço físico do que o previamente experimentado é um sintoma comum de descompensação cardíaca. O sintoma ocorre devido à privação de oxigênio nos tecidos resultante do fluxo sanguíneo lento e vazamento de líquido para os sacos aéreos do pulmão. Sibilância e tosse

enfraquecimento do músculo cardíaco associado à descompensação cardíaca provoca lentidão no fluxo sangüíneo e aumento da pressão nos vasos sanguíneos transportando sangue dos pulmões para o coração. Sob a influência do aumento da pressão, o fluido vaza dos vasos sanguíneos para os tecidos pulmonares, congestionando os sacos aéreos. A presença de líquido nos sacos aéreos, ou edema pulmonar, geralmente provoca sibilos e tosse. A tosse associada ao edema pulmonar é caracteristicamente piorada pela deposição, o que aumenta ainda mais a pressão nos vasos sanguíneos do pulmão. A tosse associada ao edema pulmonar muitas vezes produz muco espumoso, que pode ser tingido de sangue.

Piora a fadiga

A descompensação cardíaca indica um declínio no volume de sangue rico em oxigênio que chega aos tecidos do corpo. O oxigênio alimenta as necessidades de energia do corpo; a diminuição da disponibilidade de oxigênio compromete os tecidos do corpo; capacidade de alimentar atividades metabólicas normais. Essa situação se manifesta como uma sensação generalizada de fadiga ou cansaço. Pessoas com um súbito declínio na função cardíaca comumente experimentam agravamento da fadiga.

Edema tecidual

O fluxo sangüíneo lento devido à descompensação cardíaca pode aumentar o acúmulo de sangue e a pressão nos tecidos do corpo além dos pulmões. O vazamento de fluido ocorre nessa circunstância, causando inchaço ou edema em vários tecidos do corpo. Aumento do edema na parte inferior das pernas, pés e mãos geralmente ocorre com descompensação cardíaca. O fluido também pode se acumular no abdômen, causando distensão abdominal e um aumento associado no peso corporal. O acúmulo de líquido na cavidade torácica ao redor dos pulmões, chamado de derrame pleural, agrava caracteristicamente a falta de ar e a falta de ar.