casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Teste de Escore de Cálcio e Riscos Cardíacos

O teste de escore de cálcio é um procedimento não invasivo que utiliza tomografia computadorizada para medir a quantidade de depósitos de cálcio no coração, especialmente depósitos nas artérias coronárias. Um aumento nos depósitos contribui para o estreitamento das artérias e uma redução na função cardíaca, o que pode levar a um ataque cardíaco. Quanto maior o número de depósitos, maior a probabilidade de um evento cardíaco grave no futuro. O teste de escore de cálcio é considerado um preditor mais acurado da doença arterial coronariana do que testes de triagem de colesterol padrão.

O número e a densidade dos depósitos de cálcio nas artérias coronárias são calculados e avaliados por um radiologista usando imagens computadorizadas para chegar a um resultado do teste. Os depósitos são chamados de calcificações, que são um sinal precoce de doença cardíaca. A tomografia computadorizada produz imagens múltiplas de alta velocidade que são sincronizadas com o batimento cardíaco usando um eletrocardiograma contínuo. A monitorização cardíaca contínua permite que as imagens sejam tiradas quando o coração está em repouso e os vasos coronários estão relaxados.

Formação de placas

A formação de placas nos vasos sanguíneos é um resultado de materiais da corrente sanguínea que se depositam ao longo do vaso. parede, fazendo-a engrossar, estreitar e eventualmente obstruir o fluxo sanguíneo. A composição da placa pode incluir gordura, cálcio e colesterol, bem como outros materiais na corrente sanguínea. Com imagens de tomografia computadorizada, as placas de cálcio surgem como partículas luminosas que variam em tamanho com a quantidade de cálcio presente. Nem todas as placas contêm cálcio e são classificadas como placas moles, que não são detectadas com o teste do escore de cálcio.

Equipamento de Teste

A tomografia computadorizada é o equipamento mais preciso para determinar a localização dos depósitos de cálcio antes de uma indivíduo experimenta sintomas de doença cardíaca. As instalações podem escolher entre dois tipos de scanners. Uma é a tomografia computadorizada por feixe de elétrons ou EBCT, e a outra é a tomografia computadorizada com multidetectores ou TCMD. Imagens detalhadas do coração são tomadas com qualquer máquina e ambas as máquinas usam raios-X. A exposição à radiação é mínima com o EBCT, usando menos radiação do que a TCMD. O teste leva aproximadamente 10 minutos.

Fatores de risco

A doença cardíaca é a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos. Os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas incluem história familiar de doença arterial coronariana, homens acima de 45 anos, mulheres acima de 55 anos, história de tabagismo, níveis elevados de colesterol, hipertensão, diabetes, excesso de peso e sedentarismo.> Preparação

A preparação para o teste é mínima, mas algumas instalações exigem uma análise lipídica ou um exame de sangue com perfil lipídico imediatamente antes do teste. O perfil lipídico ou análise requer um jejum de 12 horas antes do teste, mas goles de água são permitidos ao tomar medicamentos. A cafeína e a nicotina restringem os vasos e podem ficar restritos por quatro horas antes do teste. O teste não é recomendado se você estiver grávida ou não tiver certeza de uma gravidez existente devido à exposição à radiação.