casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sinais precoces de toxicidade da digoxina

A digoxina é um medicamento usado para controlar a frequência cardíaca e o ritmo. A digoxina funciona diminuindo o sistema de condução do coração, o que diminui e estabiliza a freqüência cardíaca e ajuda o coração a bater mais forte. A digoxina é usada para tratar insuficiência cardíaca congestiva e ritmos cardíacos irregulares, como fibrilação atrial. Os pacientes em uso de digoxina são monitorados para detectar sinais precoces de toxicidade por digoxina. Embora uma droga amplamente utilizada e altamente eficaz, uma overdose de digoxina pode ser letal. Náusea O Instituto Nacional de Saúde indica que a náusea é um sinal de alerta precoce de toxicidade por digoxina em adultos. Uma possibilidade de porque a náusea pode ocorrer é devido à estimulação do sistema nervoso simpático pela digoxina. O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta de “luta ou fuga” em situações estressantes; acelera o ritmo cardíaco e respiratório e desvia o sangue do sistema gastrointestinal e dos músculos esqueléticos para órgãos vitais como o coração e o cérebro. Menos sangue para o intestino pode causar sentimentos de náusea. Níveis mais altos de digoxina no sangue causarão maior estimulação do sistema nervoso simpático, portanto, náuseas e possivelmente vômitos também.

Perda de Apetite

A perda de apetite é outro sinal precoce de toxicidade por digoxina. Pelas mesmas razões discutidas sob náusea, a estimulação do sistema nervoso simpático pela digoxina pode causar anorexia ou perda de apetite.

Diarreia

Billie Ann Wilson, Ph.D., Margaret Shannon, Ph. D., e Kelly Shields Pharm. D., autores do "Pearson Nurse’s Drug Guide 2010", alertam que a diarréia é outro sinal de alerta precoce se a toxicidade da digoxina. Este sintoma provavelmente coincidirá com anorexia, náusea e vômito. Qualquer um desses sintomas deve ser imediatamente relatado a um médico.

Distúrbios visuais

Distúrbios visuais podem ocorrer com a toxicidade da digoxina. Os pacientes podem relatar uma névoa amarela sobre o campo visual. Se esta ou qualquer outra queixa de distúrbios visuais for sentida, um médico deve ser notificado imediatamente.

Arritmias

As crianças que tomam digoxina terão ritmos cardíacos irregulares, chamados arritmias, como o primeiro sinal precoce de toxicidade por digoxina. Os adultos experimentam com maior frequência os outros sintomas discutidos anteriormente e exibem arritmias após a toxicidade à medida que progrediram. As diferentes arritmias que podem ocorrer podem ser batimentos extras que são sentidos no peito, ou freqüências cardíacas muito rápidas ou muito lentas que podem fazer você se sentir fraco ou desmaiar. O NIH relata que dar uma dose de mais de 10 mg de digoxina para um adulto saudável ou mais de 4 mg de digoxina para uma criança saudável pode levar a parada cardíaca.

Para evitar toxicidade, os pacientes são monitorados de perto laboratório chama que verificar os níveis de digoxina no sangue. Os níveis de eletrólitos também são monitorados de perto durante a terapia com digoxina. Baixos níveis de potássio e magnésio aumentam o risco de toxicidade por digoxina. Os pacientes também são instruídos a não tomar medicamentos de venda livre sem primeiro consultar um médico para evitar interações medicamentosas. Se você tomar digoxina, certifique-se de contar sua freqüência cardíaca antes de cada dose; Se a sua frequência cardíaca for inferior a 60 batimentos por minuto, segure sua digoxina e chame seu médico.