A principal função do coração é bombear o sangue por todo o corpo. Várias medições são usadas para determinar a eficácia da ação de bombeamento do coração. Certos distúrbios cardiovasculares podem afetar a capacidade do coração de bombear o sangue de forma eficaz, o que pode reduzir a liberação de sangue para órgãos vitais, como cérebro, rins e fígado. Um suprimento inadequado de sangue rico em oxigênio para esses órgãos pode resultar em uma série de sintomas e complicações. O índice cardíaco é um método para medir quanto sangue está sendo bombeado pelo coração. Vários métodos podem ser usados para calcular o índice cardíaco, de relativamente simples para complexo. É necessário equipamento médico especializado, ou mesmo hospitalização, para determinar com precisão o índice cardíaco.
Medição tradicional da função cardíaca
O débito cardíaco é uma medida tradicional da capacidade do coração de bombear sangue. O débito cardíaco representa a quantidade de sangue ejetado do coração em um minuto e é medido em litros. O cálculo do débito cardíaco é feito pela multiplicação do volume sistólico, ou pela quantidade de sangue ejetado pelo coração em uma batida, pela frequência cardíaca e pelo número de batimentos cardíacos em um minuto. A faixa normal para o débito cardíaco em um adulto saudável em repouso é de 4 a 6 litros de sangue por minuto.
Medida do índice cardíaco
Uma pessoa grande tem um débito cardíaco mais alto do que uma pessoa pequena. O índice cardíaco representa o débito cardíaco ajustado ao tamanho da pessoa. A divisão do débito cardíaco pela área de superfície corporal da pessoa, ou BSA, fornecerá o índice cardíaco. Em seu livro "Cardiac Physiology", os Drs. David Mohrman e Lois Jane Heller relatam que o débito cardíaco se correlaciona melhor com a área de superfície corporal do que com o peso. O débito cardíaco expresso por metro quadrado da área da superfície corporal é denominado índice cardíaco.
Fórmulas para determinar o débito cardíaco e o índice cardíaco
O cálculo do índice cardíaco requer que você primeiro determine o débito cardíaco. O débito cardíaco pode ser calculado usando a seguinte fórmula:
Frequência cardíaca (batimentos /min) X volume sistólico (mL /batimento) \u003d débito cardíaco (mL /min). O volume sistólico é a quantidade de sangue bombeado pelo coração a cada batida, de acordo com o site Cardiovascular Physioloty Concepts.
Continue a calcular o índice cardíaco usando a seguinte fórmula:
O débito cardíaco (mL /min) /área de superfície corporal (m2) \u003d índice cardíaco (mL /min /m2).
Valores normais
O índice cardíaco normalmente varia de 2,6 a 4,2 L /min /m2 em adultos em repouso.
Causas de baixo índice cardíaco
Certas condições que reduzem a capacidade de bombeamento do coração resultará em um índice cardíaco reduzido. Infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, choque cardiogênico e cardiomiopatia são todas as condições em que o músculo cardíaco é danificado e enfraquecido, reduzindo assim a capacidade do coração para bombear o sangue de forma eficaz. Quanto menos sangue for bombeado pelo coração, menor será o débito cardíaco e o índice cardíaco.
, , ] ]