casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sobre a doença cardíaca cianótica e acianótica

Cardiopatias congênitas ocorrem devido ao desenvolvimento anormal do coração antes do nascimento da criança. De acordo com o Medline Plus, um site dos Institutos Nacionais de Saúde, a doença cardíaca congênita é o tipo mais comum de defeito de nascença e é responsável por mais mortes no primeiro ano de vida do que qualquer outro defeito congênito. "Essentials of Pathophysiology: Concepts of Altered Health States" por Carol Porth diz que a doença cardíaca congênita pode ser classificada como cianótica ou acianótica.

Fluxo Normal de Sangue

Para entender os conceitos de cardiopatia cianótica e acianótica, É importante primeiro entender como o sangue flui normalmente através do coração. O sangue desoxigenado é transportado para o átrio direito do coração e depois para o ventrículo direito. Os pulmões recebem então sangue do ventrículo direito através da artéria pulmonar. O sangue desoxigenado fica oxigenado nos pulmões; a partir daí, flui para o átrio esquerdo e depois para o ventrículo esquerdo. O sangue oxigenado é então circulado para o resto do corpo através da aorta.

Cianótico e Acianótico

As cardiopatias cianóticas e acianóticas são definidas com base em como o sangue se move através do coração e ocorre devido a aberturas anormais ou defeitos no coração.

Na doença cardíaca cianótica, o sangue desoxigenado move-se do lado direito do coração para o lado esquerdo através de aberturas ou defeitos anormais. Ele se mistura lá com o sangue oxigenado e é então distribuído para o corpo através da aorta.

Na doença cardíaca acianótica, o sangue oxigenado move-se do lado esquerdo do coração para o lado direito e depois para os pulmões. Isso ocorre como resultado de um buraco entre os átrios direito e esquerdo.

Na doença cardíaca cianótica, o sangue que não é rico em oxigênio e nutrientes é entregue a todos os órgãos do corpo. Isso faz com que uma criança com cardiopatia cianótica desenvolva pele azulada e membranas mucosas devido aos baixos níveis de oxigênio.

Na cardiopatia acianótica, o corpo recebe sangue oxigenado e não desoxigenado do coração. Coloração da pele azulada não ocorre com doença cardíaca acianótica, exceto quando o corpo precisa de mais oxigênio do que o coração pode fornecer.

Tipos de Doença Cardíaca Acianótica

Doença cardíaca acianótica pode ser causada por uma abertura entre a parede do os ventrículos, resultando em defeito do septo ventricular, ou VSD. Também pode ser causada por um orifício na parede que separa os átrios do coração, o que leva ao defeito do septo atrial, ou ASD. Outras doenças cardíacas acianóticas incluem ducto arterioso patente, um defeito no qual existe uma abertura entre a artéria pulmonar e a aorta; estenose da valva pulmonar, estreitamento da válvula entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar; estenose da válvula aórtica, estreitamento da válvula entre o ventrículo esquerdo e a aorta; e coarctação da aorta, que é um estreitamento na parte da aorta que fornece sangue para todo o corpo.

Tipos de doença cardíaca cianótica

A tetralogia de Fallot é uma doença cardíaca cianótica que é causada por quatro defeitos cardíacos - estreitamento da válvula entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar; um ventrículo direito aumentado; um buraco entre os ventrículos esquerdo e direito; e uma aorta que está conectada a ambos os ventrículos direito e esquerdo, e não à esquerda. A transposição dos grandes vasos - outra cardiopatia cianótica - ocorre quando a artéria pulmonar se origina no ventrículo esquerdo e a aorta surge no ventrículo direito. Outras doenças cardíacas cianóticas são atresia pulmonar, tronco arterioso e síndrome do coração esquerdo hipoplásico.

De acordo com o National Heart Lung and Blood Institute, alguns defeitos cardíacos congênitos que levam a doenças cardíacas cianóticas ou acianóticas podem ser corrigido através de cirurgia, enquanto outros podem exigir nenhum tratamento em tudo. Os furos no coração podem ser costurados através de cirurgia, enquanto as válvulas estreitas podem ser abertas usando procedimentos cirúrgicos também. Vasos sanguíneos estreitos também podem ser alargados durante a cirurgia. Medicamentos são usados para tratar defeitos cardíacos congênitos leves, enquanto um transplante de coração pode ser necessário se um defeito cardíaco complexo não puder ser reparado.

, , ] ]