Ligue imediatamente para os serviços de emergência se tiver uma exposição extensa a queimaduras químicas. Os sintomas da exposição a queimaduras químicas graves incluem uma área de superfície de queimadura grande, falta de ar, dor no peito, tontura, diminuição da pressão arterial, palpitações, desmaios, calafrios, palidez ou sudorese. Não remova qualquer roupa sobre ou perto do local da queimadura. Deixe correr água fria sobre a área, eleve o local da queimadura acima do coração, se possível, e evite quebrar as bolhas. Lave qualquer substância química no rosto ou nos olhos. Se lavar o rosto na pia não parece ser eficaz, pise no chuveiro para remover produtos químicos do rosto e do corpo.
A água fria sobre a maioria das queimaduras químicas O melhor tratamento para uma queimadura química é executar a água fria sobre a área queimada o mais rápido possível para reduzir a progressão da queimadura, risco de infecção, dor e inchaço. No entanto, a hipotermia pode resultar se você correr água fria sobre a área queimada por mais de 20 a 30 minutos. Além disso, mantenha a água química contaminada de correr em áreas do corpo não afetadas.
Use óleo mineral ou petróleo para determinadas queimaduras
Use óleo mineral em vez de água para limpar queimaduras químicas causadas por lítio metálico, sódio, potássio ou magnésio. Esses produtos químicos reagem com a água, portanto, use óleo mineral nessas circunstâncias especiais. Remova as peças de metal com uma pinça ou pinça. No entanto, se isso não for possível, mergulhe a área de queimadura química em óleo mineral. Geléia de petróleo pode ser usado para queimaduras químicas devido ao fósforo branco.
Reduzir a dor com AINEs
Se você estiver sentindo dor, tomar AINEs (antiinflamatórios não-esteróides) como ibuprofeno, paracetamol, naproxeno sódico ou A aspirina pode reduzir o desconforto associado a queimaduras químicas. Além disso, essas drogas ajudam a reduzir a inflamação, mas usá-las apenas por um curto período de tempo. Você deve consultar seu médico antes de tomar esses medicamentos para se certificar de que eles não interfiram em nenhum outro regime de medicamentos que você esteja tomando. Se a dor persistir e se tornar mais grave, um médico pode prescrever analgésicos mais potentes, como opióides.
Evite a infecção com o cuidado adequado