Muitas pílulas dietéticas prescritas funcionam estimulando o corpo, o que causa tanto um apetite diminuído quanto um metabolismo mais alto. Asenlix é um desses medicamentos. Como muitos medicamentos à base de estimulantes, há controvérsias quanto à sua segurança, o que levou a sua disponibilidade a ser extremamente limitada.
Identificação
Asenlix é uma marca para o composto Clobenzorex, também conhecido como N- Cloridrato de (2-clorobenzil) -alfa-metilfenetilamina. Este estimulante químico é fabricado no México pela corporação Aventis e geralmente é encontrado em comprimidos de trinta miligramas. Como os comprimidos de Asenlix são geralmente de cor verde, eles também são conhecidos como "greenies", que antes eram implicados como sendo usados por jogadores de beisebol profissionais nos Estados Unidos.
De acordo com a Associação da Califórnia de Toxicologistas, Asenlix, da mesma forma que as anfetaminas, podem causar aumento do estado de alerta, boca seca, excitação e dificuldade para dormir. Mas tem aproximadamente um vigésimo da potência das anfetaminas. Além disso, em alguns casos, o uso de Asenlix pode levar a um teste de sangue positivo para anfetaminas, porque Asenlix, quando metabolizado pelo organismo, leva a níveis baixos de anfetaminas que aparecem no sangue.
Efeitos colaterais e Legalidade
Asenlix foi popular na década de 1970 como uma pílula de dieta de prescrição. No entanto, foi posteriormente descoberto que este medicamento pode causar efeitos colaterais graves, incluindo uma condição conhecida como hipertensão pulmonar. As pessoas que sofrem de hipertensão pulmonar têm pressão arterial elevada nos pulmões, o que pode levar a insuficiência cardíaca congestiva e morte. Como resultado, a medicação foi proibida pela FDA e também foi proibida em outros países, embora continue sendo legal no México.
, , ] ]