De acordo com o National Institutes of Health (NIH), “o choque é uma condição com risco de vida que ocorre quando o corpo não está recebendo fluxo sanguíneo suficiente. Isso pode danificar vários órgãos. O choque requer tratamento médico imediato e pode agravar-se muito rapidamente. ”Cinco tipos de choque podem ocorrer - choque cardiogênico, hipovolêmico, anafilático, séptico e neurogênico - cada um com suas próprias causas. • Choque Cardiogênico
Cardiogênico O choque é um tipo de choque que está associado a problemas cardíacos, de acordo com o NIH. Os pacientes que apresentam choque cardiogênico apresentam danos ao coração, resultando em um suprimento inadequado de sangue para os diferentes órgãos do corpo. Choque cardiogênico ocorre durante ou após um ataque cardíaco.
Choque Hipovolêmico
Um segundo tipo de choque, choque hipovolêmico, é causado quando não há volume suficiente de sangue no corpo. Pacientes com choque hipovolêmico têm perda sangüínea grave, que é um quinto de seu volume sangüíneo total, ou perda grave de fluidos; esta perda de sangue ou fluido resulta no coração incapaz de bombear. Causas da perda de sangue severa incluem cortes, lesões e hemorragia interna; as causas da perda severa de líquidos incluem queimaduras, diarreia e vômitos.
Choque Anafilático
O terceiro tipo de choque é o choque anafilático. Pacientes que sofrem de choque anafilático têm uma reação alérgica grave, como o veneno da picada de abelha, que afeta todo o corpo. O choque do tipo séptico está associado a infecções. De acordo com o NIH, a infecção esmagadora resulta em baixa pressão arterial com risco de vida.
Choque Neurogênico
O último tipo de choque é o choque neurogênico. Pacientes com choque neurogênico têm danos em seu sistema nervoso devido a uma lesão na medula espinhal ou distúrbio neurológico.