casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sinais e sintomas da apnéia do sono

De ronco a fadiga e pressão alta, a apnéia do sono pode causar vários sintomas. As principais razões que as pessoas procuram tratamento médico para a apnéia obstrutiva do sono incluem o seguinte: O ronco, sufocando e ofegando por ar são os sintomas mais comuns da apnéia obstrutiva do sono e as principais razões pelas quais as pessoas procuram ajuda médica . A maioria (mas não todas) das pessoas com apneia obstrutiva do sono ronca, e muitas vezes também há asfixia ou falta de ar. Isso pode acordar de repente a pessoa com apnéia do sono, mas também pode perturbar os outros e acordá-los também.

Fadiga

Sonolência, fadiga ou problemas de memória ou concentração relacionados à interrupção do sono são outros sintomas comuns . A apneia obstrutiva do sono pode impedir que alguém consiga sono profundo e refrescante, porque o bloqueio da respiração pode ser mais grave nesses momentos. Mesmo quando uma pessoa não está consciente do estado de vigília, a apneia obstrutiva do sono pode levar a despertares repetidos ou a um sono mais leve. O resultado é que uma pessoa com apneia obstrutiva do sono pode ter os olhos fechados e sentir que está dormindo a noite toda, mas ainda assim pode não estar tendo um sono reparador para que ela possa acordar sentindo-se revigorada. Isso pode levar a uma ampla variedade de efeitos relacionados à interrupção do sono: sonolência, fadiga, problemas de memória ou concentração, diminuição da capacidade de executar tarefas complicadas (também chamadas de função executiva) e diminuição da qualidade de vida. Alguns indivíduos podem desenvolver mau humor ou sintomas depressivos. Pressão arterial elevada, fibrilação atrial e outras preocupações de saúde do coração são outros sintomas comuns. O bloqueio da respiração que acontece na apneia obstrutiva do sono desencadeia a resposta de emergência de luta ou fuga no cérebro e faz com que uma descarga de adrenalina flua por todo o corpo. Os surtos repetidos de adrenalina podem prejudicar o coração e levar à pressão alta. Há uma série de outros problemas cardiovasculares que podem ocorrer, incluindo ritmos cardíacos irregulares, como fibrilação atrial, ataque cardíaco e derrame cerebral.

Cefaléias da manhã

Alguns podem ter fortes dores de cabeça pela manhã, particularmente se um paciente estiver dormir em uma altitude elevada, onde há diminuição dos níveis de oxigênio.

Sintomas da apnéia do sono central Embora as causas da apnéia do sono central sejam diferentes da apneia obstrutiva do sono, os efeitos são semelhantes. A apneia central do sono também pode resultar em sonolência, fadiga e dificuldades com memória ou concentração. Esses sintomas tendem a ser menos pronunciados do que na apneia obstrutiva do sono, mas ainda podem ser significativos.

A apnéia central do sono (especificamente, a respiração de Cheyne-Stokes) geralmente ocorre com insuficiência cardíaca congestiva e testes para avaliar o sono. apnéia pode ser realizada rotineiramente em pacientes com doença cardiovascular significativa.

Algumas vezes não há nenhum indício óbvio

Embora a maioria dos pacientes com apneia do sono apresente pelo menos um dos sinais ou sintomas mais comuns, às vezes não. Nem todos os pacientes com apnéia do sono se adaptam ao molde e, às vezes, esses sintomas, como fadiga e pressão alta, podem ser causados por outras condições médicas. Portanto, indivíduos e médicos precisam estar cientes dos diferentes tipos de apnéia do sono e realizar os testes apropriados se houver uma suspeita razoável.

, , ] ]