Um exame físico pode ser necessário quando você adquire uma apólice de seguro de vida, especialmente para quantias maiores de benefícios. Seguradoras de seguros usam uma infinidade de fatores para determinar o risco de morte prematura e, portanto, quanto prêmio você será cobrado. Além de perguntar sobre seu histórico médico (incluindo o histórico de tabagismo), eles podem testar seu sangue e urina para condições de saúde comuns que podem aumentar o risco de mortalidade.
Doenças Cardiovasculares e Diabetes
Companhias de seguros estão interessados em saber se você tem altos níveis de colesterol e lipídios que podem aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), doença cardíaca e derrame estão entre as três principais causas de morte nos Estados Unidos.
Alto nível de açúcar no sangue pode indicar a presença de diabetes. O diabetes pode levar a complicações que afetam múltiplos órgãos, como o sistema renal, ocular, nervoso e vascular. Pode afetar qualquer faixa etária, incluindo crianças.
Doenças Infecciosas
Você será testado para anticorpos contra o HIV (vírus da imunodeficiência humana). A infecção pelo HIV é uma condição séria que enfraquece o sistema imunológico e destrói sua capacidade de combater outras infecções graves. Anticorpos contra os vírus da hepatite que infectam o fígado também podem ser testados em sua amostra de sangue.
Distúrbios do fígado e do rim
A disfunção do fígado e do rim pode reduzir significativamente sua expectativa de vida. Enzimas hepáticas elevadas no sangue, como SGOT e SGPT, indicam danos no fígado. O uso excessivo de álcool é uma causa comum de dano hepático. Aumento do nitrogênio ureico no sangue (BUN) e creatinina pode ser um sinal de insuficiência renal.
Câncer
Antígeno específico da próstata (PSA) é um teste de sangue simples usado para o rastreio do cancro da próstata em homens. Níveis de PSA acima de 4 ng /ml estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata.
Exame de urina e tela de drogas de urina
A amostra de urina pode ser analisada para proteína e açúcar. O vazamento de proteína na urina geralmente indica disfunção renal, e o vazamento de açúcar pode ser um sinal de diabetes. A urina é comumente rastreada para cocaína e outras drogas de abuso. Certos medicamentos, como antidepressivos, benzodiazepínicos e morfina, também estão incluídos no painel de teste.