A coenzima Q10, ou CoQ10, é uma enzima que desempenha um papel na produção de energia em todas as células do corpo. Sua função é ajudar outras enzimas a realizar seu trabalho, particularmente na área de contração muscular e criação de proteínas. CoQ10 atua como um antioxidante, uma vez que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres. É sintetizado pelo corpo e o restante é fornecido através de dieta. Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos apontam para os benefícios de saúde da CoQ10. A CoQ10 estimula a energia e é capaz de prevenir e tratar doenças cardíacas, impedindo a formação de coágulos sanguíneos, de acordo com o relatório. 2008 "Jornal do American College of Cardiology". A revista continua explicando que a falta de CoQ10 pode até exacerbar a insuficiência cardíaca crônica. Os resultados do estudo mostram que os níveis plasmáticos de CoQ10 em pacientes com insuficiência cardíaca crônica são um bom preditor de sobrevida. Um estudo de 2009 em "Farmacologia e Terapêutica" indica ainda que a CoQ10 melhora os valores laboratoriais das condições associadas à insuficiência cardíaca, hipertensão, doença cardíaca isquémica e outras doenças cardíacas.
Envelhecimento e CoQ10
Alguns distúrbios do envelhecimento estão relacionados com deficiências de CoQ10 e danos celulares. A revista "Mitochondrion" de 2007 revisou estudos envolvendo CoQ10 e suplementação em doenças do envelhecimento, como a doença de Huntington e a doença de Parkinson. Esses estudos demonstraram a capacidade da CoQ10 de proteger as fibras nervosas nos cérebros de pacientes com doença de Parkinson. CoQ10 também foi mostrado para retardar déficits motores que são freqüentemente vistos na doença de Huntington.
Coerência do exercício e CoQ10
CoQ10 é benéfico para o desempenho do exercício, porque é usado para a produção de energia nas células musculares. Um estudo de 2008 do "Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva" analisou a suplementação de CoQ10 para aumentar as concentrações plasmáticas e musculares da CoQ10 e melhorar o desempenho aeróbico e anaeróbico. Os pesquisadores descobriram que, após duas semanas de suplementação, os níveis plasmáticos de CoQ10 eram mais altos e os participantes podiam se exercitar por mais tempo. , , ] ]