Fisiologia do Coração -
Apesar da enormidade de sua responsabilidade, o coração é um órgão bastante pequeno, tipicamente sobre o tamanho de um punho. O coração consiste em quatro câmaras com as duas câmaras superiores, os átrios, sendo responsáveis por receber sangue no coração; as duas câmaras inferiores, os ventrículos, são responsáveis por bombear sangue do coração para o resto do corpo. Resumidamente, o sangue desoxigenado entra no coração através do átrio direito. É então liberado no ventrículo direito inferior. A partir daí, o sangue é bombeado para fora do coração - por meio de artérias pulmonares - para os pulmões, onde é oxigenado na chamada circulação pulmonar. Em seguida, retorna ao coração através das veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. A partir do átrio esquerdo, o sangue é liberado no componente mais muscular do coração, o ventrículo esquerdo. O coração se contrai, bombeando o sangue do ventrículo esquerdo, através da aorta e, posteriormente, para o resto do corpo.
Funcionalidade
Órgãos são a formação de diferentes tipos de tecidos. Os tecidos são compostos por grupos de células. É no nível celular onde a utilização de oxigênio e nutrientes ocorre. As artérias se dividem em arteríolas menores. Arteríolas subsequentemente se tornam capilares menores. É neste momento que ocorre a troca de gás e nutrientes. O oxigênio e os nutrientes necessários são entregues aos órgãos e ao tecido muscular de trabalho. Os resíduos metabólicos e o dióxido de carbono são então liberados no sistema venoso para serem expelidos do corpo, como em resíduos e toxinas, ou para serem reciclados para uso posterior pelo organismo, como no sangue desoxigenado. Tudo isso se baseia em um coração que está trabalhando até sua capacidade total.
Todos os órgãos, tecidos e células do corpo dependem muito do fluxo sanguíneo produzido por um coração que trabalha em seu coração. capacidade. Um coração subprodutor significa uma redução no transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos do corpo e uma redução no transporte de resíduos, toxinas e dióxido de carbono para fora do corpo. Isso inevitavelmente levará a necrose ou morte do tecido, exacerbando o potencial de falência de órgãos. Exercícios, hábitos alimentares saudáveis e visitas consistentes a um médico de família são meios comprovados de garantir que o coração faça o que é suposto fazer para que os outros órgãos do corpo possam retribuir.
, , ] ]