Os pulmões são um par de órgãos em seu peito que trazem ar rico em oxigênio para o seu corpo e permitem que você se livre de um resíduo de lixo celular chamado dióxido de carbono. Seus pulmões também desempenham um papel coadjuvante na regulação do corpo da acidez relativa de sua corrente sanguínea.
Fundamentos
Passado seu nariz e boca, a passagem para seus pulmões começa com sua traquéia ou traqueia, de acordo com para a Fundação Nemours. No final, a traquéia se ramifica em duas vias aéreas primárias, chamadas de brônquios do tronco principal, cada um dos quais entra em um único pulmão. Dentro de cada pulmão, o brônquio principal ramifica-se ainda mais em brônquios menores, depois em vias ainda menores chamadas bronquíolos, que são tão grossos quanto um cabelo humano. Cada um dos seus pulmões contém cerca de 30.000 bronquíolos. No seu extremo, cada bronquíolo contém aglomerados de minúsculos sacos aéreos chamados alvéolos, que por sua vez têm uma cobertura de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. Seus pulmões têm um total de aproximadamente 600 milhões de alvéolos. Quando você inala, o ar entra em seus pulmões através dos brônquios e, em seguida, passa através dos bronquíolos em seus alvéolos, explica a Fundação Nemours. Quando os alvéolos se enchem de ar, seus pulmões se expandem. Com cada respiração interior, o oxigênio passa de seus alvéolos para os capilares circunvizinhos, onde se liga às células vermelhas do sangue na corrente sanguínea. Em seguida, esse sangue rico em oxigênio passa para o coração, que bombeia o sangue e o suprimento de oxigênio para o resto do corpo. Suas células, então, usam esse oxigênio para realizar vários processos que o mantêm vivo no dia a dia.
Eliminando resíduos
À medida que suas células executam suas várias funções, elas criam dióxido de carbono e outras formas de desperdício, o Nemours Notas de fundação. Esses resíduos são passados para a corrente sanguínea de volta para os pulmões através dos capilares que rodeiam os alvéolos. Quando você exala, esses resíduos passam por seus alvéolos, bronquíolos e brônquios até chegarem à sua traquéia e saírem do corpo pela boca ou nariz. Além de passar resíduos, seus pulmões também transferem calor do interior do seu corpo, ajudando a regular a temperatura interna.
Regulando a Acidez
A concentração de dióxido de carbono e outras substâncias na corrente sanguínea influencia a sua acidez relativa do sangue, ou pH, de acordo com a Discovery Health. A concentração dessas substâncias também influencia a acidez do líquido cefalorraquidiano. Por sua vez, a acidez do sangue e do líquido cefalorraquidiano afeta a parte do sistema nervoso autônomo - ou inconsciente - que controla a frequência respiratória. Como resultado, quando os níveis sangüíneos de dióxido de carbono aumentam, sua taxa de respiração aumenta automaticamente e seus pulmões removem o acúmulo de dióxido de carbono de seu corpo. Sua taxa de respiração também aumentará se os níveis de oxigênio no sangue caírem.
Limpando irritantes
A presença de substâncias irritantes, como pólen e fumaça, nas vias aéreas também desencadeia parte do sistema nervoso autônomo, Discovery Health notas. Em resposta a esse gatilho, os músculos associados aos pulmões se contraem, forçando-o a tossir ou espirrar. Por sua vez, tosse e espirra irritantes claras de suas vias aéreas e pulmões. , , ] ]