Fumar faz você cansado? Para responder a essa pergunta com precisão, você precisa analisar dois períodos de tempo diferentes. A nicotina, um dos ingredientes dos cigarros, é um estimulante, e fumar um cigarro dá um impulso imediato aos fumantes. No entanto, os efeitos cumulativos do fumo, que danificam o coração, pulmões e músculos, podem levar à exaustão, inatividade e doenças graves, incluindo câncer de pulmão e doenças cardíacas.
Nicotina
A nicotina é o ingrediente ativo dos cigarros, e de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, ele age em segundos após a inalação, provocando um aumento na freqüência cardíaca e pressão sanguínea, alterando a respiração e liberando adrenalina. No cérebro, a nicotina age em neurotransmissores que afetam o humor, o apetite e a memória, e ativa sentimentos de prazer e recompensa. Nicotina desaparece rapidamente, no entanto, deixando o fumante logo se sentindo cansado, deprimido ou ansioso, de acordo com MedlinePlus.
Aditivos
A fumaça do cigarro contém milhares de diferentes produtos químicos, de acordo com MedlinePlus. Estes não afetam imediatamente o corpo como a nicotina, mas pelo menos 60 são conhecidos por causar câncer, afetando seriamente a sua saúde e bem-estar ao longo do tempo.
Pulmões
A doença pulmonar obstrutiva crônica é comum em fumantes. A American Thoracic Society relata que os principais sintomas da DPOC incluem sensação de cansaço, fadiga e falta de ar, bem como tosse e chiado no peito. Pessoas que sofrem fadiga ou falta de ar como resultado da DPOC podem restringir suas atividades, o que pode levar à perda de condicionamento físico, o que os deixará mais cansados, desencadeando assim um ciclo de exaustão e apatia.
Heart
Fumar um cigarro elevará sua frequência cardíaca e estimulará a adrenalina, fazendo com que você se sinta mais alerta, mas ao mesmo tempo que a fumaça danifica as células do sangue e pode danificar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, de acordo com o National Heart, Lung and Lung. Instituto do Sangue. O tabagismo é um importante fator de risco para doenças cardíacas, o que pode reduzir severamente sua qualidade de vida.
Músculos
Um estudo com atletas de 19 a 30 anos de idade, relatado no “Indian Journal of Experimental”. Biology ”, mostrou que os atletas que fumaram apresentaram reduções significativas na força e flexibilidade muscular em comparação com os não fumantes. Fumar também pode causar disfunção erétil. Um estudo de 8.500 homens australianos que fumaram mostrou uma ligação significativa entre o fumo e a impotência, mesmo em homens jovens.