Doping é o uso de substâncias que melhoram o desempenho para competir no esporte. Isso inclui o uso de doping sanguíneo, manipulação farmacológica, química ou física do atleta. Uma das substâncias proibidas no mundo dos esportes é os diuréticos. Usado na área médica para pacientes com insuficiência cardíaca e problemas renais, essas drogas podem mascarar o uso de esteróides e causar sérios riscos à saúde do atleta.
Tipos de diuréticos
Diuréticos também são chamados de pílulas de água, e eles agem no corpo aumentando a quantidade que você urina. Segundo a Clínica Mayo, existem três tipos de diuréticos: loop, tiazídico e poupador de potássio. Os diuréticos de alça, como furosemida ou bumetanida, podem levar a uma diminuição na quantidade de potássio no sangue. Os diuréticos poupadores de potássio, como a espironolactona ou a amilorida, contrariam esse efeito e ajudam a manter os níveis de potássio normais. Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida ou a metolazona, também podem afetar os níveis de potássio. Os efeitos colaterais do uso de diuréticos podem ser prejudiciais para um atleta. O aumento da micção e a perda de potássio podem levar à desidratação com risco de vida, que não pode ser substituída por meios normais se os diuréticos forem usados de forma abusiva. Mesmo se eles são tomados sob o cuidado de um médico para um problema médico, esse efeito colateral é muitas vezes ainda uma preocupação. De acordo com a Clínica Mayo, alguns outros efeitos colaterais incluem perda de sódio, tontura, dores de cabeça, cãibras musculares e sede.
Diuréticos proibitivos
Os diuréticos são proibidos pela maioria das grandes organizações esportivas, inclusive nas Olimpíadas e nos Jogos Olímpicos. pela Agência Mundial Antidopagem. De acordo com o Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas, há dois motivos pelos quais os diuréticos são proibidos. Primeiro, os atletas podem usá-los para trapacear em esportes nos quais o peso é uma preocupação, como o boxe. Os diuréticos fazem com que eles percam rapidamente o peso da água e permitam que participem falsamente em uma classe de peso menor. A segunda razão é que o aumento da micção provocada pela droga pode diluir a presença de outros marcadores de drogas na urina. Desta forma, pode mascarar o uso de esteróides e outras substâncias proibidas. Por esse motivo, é proibido na maioria dos esportes profissionais e universitários.
Esportes e hidratação
É importante manter-se hidratado enquanto participa de qualquer atividade esportiva ou atlética, e fazer um trabalho diurético especificamente contra naquela. Não só a droga faz você perder líquidos, mas também perturba o equilíbrio de eletrólitos, ou nutrientes, no seu sangue que seu corpo precisa para realizar funções essenciais. Segundo a Clínica Mayo, alguns sinais de desidratação grave incluem sede, falta de micção, olhos encovados, batimento cardíaco acelerado, respiração rápida e delírio. Tomar um diurético e se exercitar com o atletismo pode facilmente levar a desidratação e conseqüências com risco de vida. , , ] ]