As saunas desempenham um papel importante na história da Finlândia, onde foram usadas pela primeira vez há milhares de anos. Em seu livro "Sweat", Mikkel Aaland traça o uso de saunas ou banhos de suor para os dias nômades dos finlandeses ao redor do primeiro milênio. Saunas - úmidas, secas e infravermelhas - são consideradas seguras quando usadas com moderação, mas os riscos apresentados por uso indevido ou condições de saúde preexistentes podem ser perigosos.
Superaquecimento
Em Edward Press 'artigo para o American Journal of Public Health, ele observou que a temperatura dentro de uma sauna pode elevar a temperatura do corpo a um nível perigoso. Seu jornal viu que as temperaturas da sauna finlandesa variam tipicamente entre 176 e 194 graus Fahrenheit. Em um estudo citado em seu artigo, mulheres em uma sauna finlandesa de 178 graus relataram desconforto relacionado ao superaquecimento, incluindo tontura, arritmia e dor de estômago, antes que a temperatura corporal atingisse os 102,02 graus - considerado o nível de segurança à prova de falhas estude. Underwriters Laboratories, a autoridade internacionalmente reconhecida sobre segurança de produtos, adverte que os usuários não devem exceder 30 minutos em uma sessão.
Sob a influência de
O uso de drogas ou álcool geralmente diminui o julgamento de um indivíduo. O Instituto Nacional de Abuso de Drogas relata que estimulantes como a cocaína constringem os vasos sanguíneos, causando batimentos cardíacos mais rápidos e aumentando a pressão sanguínea, o que poderia ser potencialmente fatal por si só. Os usuários de cocaína que entram nas saunas exacerbam o risco ao introduzir o corpo em um ambiente que aquece o corpo e tem seu próprio impacto sobre o coração.
O álcool apresenta seus próprios problemas. Um artigo de 2001 dos drs. M.L. Hannuksela e S. Ellahham, publicados no American Journal of Medicine sobre os benefícios e riscos das saunas, mostram que beber na sauna aumenta a probabilidade de hipertensão, arritmia e morte. Além disso, não há prova científica de que uma pessoa pode "transpirar" sua ressaca em uma sauna.
Cardiac Conditions
A American Heart Association relata que o calor das saunas causa a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue se mova com menos esforço. Para aqueles com hipotensão ou uma condição em que exercícios leves a moderados são recomendados, o uso de sauna pode ser eficaz. No entanto, aqueles que tiveram recentemente um ataque cardíaco, condições de angina instável ou estenose aórtica grave devem evitar as saunas. Drs. Hannuksela e Ellahham descobriram que essas condições são contraindicativas ao uso da sauna.