Beber um copo ou dois de vinho tinto por dia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, segundo um estudo publicado em "Seminários em Trombose e Hemostasia" em 2010. As evidências ainda são conflitantes. no entanto, os efeitos do vinho sobre os níveis de colesterol e se o vinho tem algum aumento de benefícios para a saúde do coração em comparação com outras formas de álcool. Os especialistas não recomendam começar a beber vinho se você atualmente se abster de álcool, pois mais evidências são necessárias sobre os riscos versus os benefícios.
Efeito sobre os níveis de colesterol
Estudos sobre os níveis de vinho e colesterol não têm todos mostraram os mesmos efeitos benéficos. O consumo moderado de álcool pode aumentar os níveis benéficos de lipoproteína de alta densidade em até 17% e diminuir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, em até 8%, de acordo com um estudo publicado em "Atherosclerosis" em abril de 2006. Outros estudos , incluindo um publicado no "European Journal of Clinical Nutrition" em 2005, descobriu que o vinho tinto aumenta os níveis de HDL, mas não tem um efeito significativo sobre os níveis de LDL. Aumentar os níveis de HDL ainda pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, no entanto, mesmo sem uma diminuição nos níveis de LDL.
O vinho tinto parece limitar a quantidade de colesterol que as células absorvem em até 66%, de acordo com um estudo publicado em "Nutrition Research" em dezembro de 2008. Se suas células não absorvem o colesterol, elas não podem ser armazenadas no corpo. Este colesterol não absorvido pode então ser removido do seu corpo, ajudando a diminuir o risco de doença cardíaca.
Ingredientes Ativos
Antioxidantes do vinho tinto, chamados polifenóis, podem ser responsáveis por alguns dos efeitos benéficos do vinho, incluindo limitar a absorção de colesterol, de acordo com o estudo "Nutrition Research". Os autores do estudo "European Journal of Clinical Nutrition" observam que os efeitos benéficos do vinho no colesterol HDL parecem ser devidos principalmente ao seu teor de álcool porque a água com extrato de uva vermelha contendo polifenóis não aumentou os níveis de HDL como o próprio vinho. Br> Efeitos Diferenciais
Beber vinho tinto pode não causar as mesmas melhorias nos níveis de colesterol em todos. Um estudo publicado em "Clinics" em maio de 2009 descobriu que enquanto pessoas com colesterol normal experimentavam aumentos nos níveis benéficos de colesterol HDL depois de consumir cerca de 8,5 onças de vinho por dia durante 15 dias, as pessoas com pressão alta ou colesterol alto não experimentaram benefício.