casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os benefícios das framboesas vermelhas?

Framboesas vermelhas são mais do que um recheio de rosca ou uma cobertura no cheesecake. Estas bagas brilhantes embalam um soco nutricional, carregado com fibras, vitaminas e minerais que seu corpo precisa para manter uma boa saúde. Framboesas vermelhas também são baixas em calorias, o que as torna uma adição segura a qualquer dieta. Juntamente com o conteúdo nutricional, framboesas vermelhas contêm compostos vegetais que oferecem vários benefícios de proteção à saúde.

As framboesas vermelhas contêm um composto chamado antocianina, que é um pigmento que dá a framboesa sua cor vermelha. As antocianinas podem reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado na edição de abril de 2008 do "The Journal of Nutrition". No estudo, ratos que foram alimentados com uma dieta rica em antocianinas por oito semanas mostraram resistência a danos no coração e inflamação. Os pesquisadores concluem que as antocianinas, como as das framboesas vermelhas, contribuem para a saúde do coração. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças listam doenças cardíacas como a principal causa de morte nos EUA Algo tão simples quanto adicionar framboesas vermelhas à sua dieta pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Proteção para os olhos

Comendo um punhado Framboesas vermelhas podem ajudar a proteger seus olhos da deterioração. As mesmas antocianinas que podem ter benefícios cardiovasculares também ajudam a manter os olhos saudáveis. Pesquisadores do Centro de Pesquisas de Horticultura e Alimentos do Atlântico, no Canadá, relataram que a retina no olho tem a maior taxa metabólica de qualquer tecido do corpo, o que a torna mais suscetível a danos. Quando examinaram os efeitos das antocianinas e outros compostos vegetais na visão, descobriram que eles têm uma interação direta com a rodopsina, que é o pigmento fotossensível no olho que ajuda a enxergar com pouca luz. Os resultados do estudo, publicado em abril de 2010 no "Journal of Agricultural and Food Chemistry", indicam que as antocianinas protegem o tecido ocular da morte celular induzida por estresse ou oxidativa.

Proteção contra o câncer

O câncer é listado como a segunda principal causa de morte nos EUA pelo CDC, e mais de 1 milhão de novos casos são diagnosticados a cada ano. Quando se trata de proteção contra o câncer, as framboesas vermelhas contêm um composto vegetal chamado ácido elágico, que pode ajudar a combater as células cancerígenas. Uma edição de maio de 2010 da "Cancer Prevention Research" relata um estudo no qual o ácido elágico foi encontrado para suprimir o desenvolvimento e o crescimento de tumores de câncer de mama. O ácido elágico também combate outros tipos de câncer e foi mostrado para absorver prontamente as células do corpo, de acordo com um relatório da Universidade de Medicina da Carolina do Sul publicado na edição de setembro de 2006 do "Journal of Pharmacy and Pharmacology".

comer framboesas vermelhas também pode ajudar a prevenir e regular o açúcar elevado no sangue. De acordo com um relatório da Washington Red Raspberry Commission, o ácido elágico e outros compostos de framboesa vermelha tornam a ação da insulina mais eficaz, diminuindo a resistência à insulina e os níveis gerais de açúcar no sangue. O xilitol substituto do açúcar também é extraído de framboesas vermelhas. O xilitol não é absorvido na corrente sanguínea tão rapidamente quanto o açúcar, o que o torna um bom adoçante alternativo para diabéticos, porque não eleva os níveis de açúcar no sangue.

, , ] ]