Os médicos medem os níveis de antígeno específico da próstata para verificar se há câncer de próstata. Ter altos níveis de PSA nem sempre garante a presença de câncer de próstata. No entanto, ainda é um teste comum para o diagnóstico precoce. Nenhum alimento ou suplemento irá reduzir completamente os seus níveis de PSA. No entanto, alguns alimentos mostram alguma evidência de diminuir ou diminuir a taxa de PSA. Certos suplementos podem até mesmo desencadear falsas leituras de PSA.
Suco de Romã
O suco de romã parece desempenhar um papel tanto na redução dos níveis de PSA quanto na redução da taxa de aumento do PSA em homens com níveis crescentes. Um estudo de 2006, apresentado no "Clinical Cancer Research", envolveu participantes do sexo masculino bebendo 8 oz. de suco de romã todos os dias. Todos os participantes já tinham níveis crescentes de PSA. No entanto, os níveis nos homens que bebiam suco de romã aumentaram em quase um quarto da taxa, como nos homens que não beberam o suco. Outros estudos envolvendo cobaias de camundongos também mostram que o suco de romã pode inibir células de câncer de próstata e baixar os níveis de PSA. Um estudo de 2000 publicado no "The Journal of Urology" mostra que a fibra pode ter um pequeno, mas papel significativo na redução dos níveis de PSA. Os participantes receberam uma dieta de fibra sob medida por quatro meses. No entanto, nem todas as formas de fibra produziram os mesmos resultados. A fibra solúvel parece ter mais efeito que a fibra insolúvel. A fibra solúvel é digerível pelo intestino. Boas fontes alimentares de fibra solúvel incluem pão de centeio, farelo de aveia, arroz integral, maçãs, amoras, batatas e cenouras.
Fitoestrogênios
Os fitoestrógenos ocorrem naturalmente em algumas plantas. Alimentos como nozes, linhaça, produtos de soja, alguns cereais e pães contêm muito fitoestrógeno. Em um estudo de 2004 publicado na revista "Urology", os pesquisadores descobriram que os homens que comem pão contendo grãos de soja tiveram níveis mais baixos de PSA do que os homens que comem pão de trigo padrão. O trigo contém menos fitoestrógeno do que o pão à base de soja. O estudo concluiu que os homens devem considerar a ingestão de mais alimentos ricos em fitoestrógenos para ajudar a manter baixos os níveis de PSA.
Alguns estudos apontam para suplementos de vitamina E, ajudando a reduzir os níveis de PSA, embora a evidência geral foi inconclusiva a partir de Dezembro de 2009. A American Cancer Society também aponta que alguns suplementos fitoterápicos, como a mistura de ervas chinesa PC-SPES, podem agir para mascarar os níveis de PSA. Isso significa que o câncer de próstata pode passar despercebido. Antes de se submeter a exames de câncer de próstata, sempre informe o seu médico sobre todos os suplementos que você está tomando.
, , ] ]