O licopeno é um pigmento vermelho encontrado em frutas vermelhas e vegetais, principalmente os tomates. O licopeno ingerido viaja no sangue e se acumula no fígado, nas glândulas supra-renais, na próstata e no cólon. De acordo com o MedlinePlus, o licopeno é um antioxidante e tem demonstrado ter propriedades que podem ajudar a prevenir o crescimento do tumor. Uma alta ingestão de licopeno tem sido associada a uma redução do risco de câncer, doenças cardiovasculares e degeneração macular.
O número de janeiro de 2010 do “Endocrine Related Cancer” diz que tanto estudos com roedores quanto humanos indicaram que o licopeno pode prevenir ou retardar a progressão do câncer de próstata. O artigo relata que quando 32 pacientes diagnosticados com câncer de próstata foram suplementados com 30mg de licopeno por dia a partir de molho de tomate por três semanas, eles aumentaram a apoptose de células cancerígenas em comparação com pacientes não suplementados. A apoptose é a morte celular controlada. Os autores concluíram que o consumo de molho de tomate pode inibir a progressão do câncer de próstata em alguns pacientes.
Cardiovascular Health Review
Uma revisão na edição de dezembro de 2010 de "Maturitas" analisou 12 estudos investigando os efeitos do consumo de licopeno sobre colesterol e pressão sanguínea. Em estudos usando dosagens de licopeno de pelo menos 25mg ao dia, o colesterol total foi reduzido significativamente em 7,55mg /dl e o colesterol LDL em 10,35mg /dl. No entanto, estudos usando doses menores não encontraram efeito. Por outro lado, todos os estudos descobriram que o consumo de licopeno diminuiu a pressão arterial sistólica. Os autores concluem que o consumo de licopeno é protetor contra doenças cardíacas, mas afirmam que são necessárias mais pesquisas.
Degeneração macular
A edição de novembro de 2002 da “Biologia Experimental e Medicina” diz que, embora as evidências sejam limitadas, o consumo de O licopeno pode proteger contra a degeneração macular. Os autores afirmam que o licopeno se acumula em partes do olho e pode fornecer proteção por mecanismos antioxidantes e de seleção de luz. O licopeno e outros carotenóides também podem ser úteis no tratamento do glaucoma. Como outros carotenóides, o licopeno é um antioxidante e ajuda a prevenir danos oxidativos pelos radicais livres. A edição de fevereiro de 2010 da Molecules diz que as propriedades antioxidantes do licopeno podem torná-lo útil na prevenção de cânceres, doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições.