O resveratrol é um antioxidante encontrado em alguns alimentos, incluindo uvas vermelhas. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, vários estudos mostram que o resveratrol pode inibir o crescimento de células cancerígenas, aumentar a expectativa de vida de animais de laboratório e possivelmente ajudar a prevenir doenças cardíacas. Pode até explicar o "paradoxo francês".
O paradoxo francês
O termo "Paradoxo francês" tem sido usado desde um estudo de 1979 que analisou as mortes cardíacas em países desenvolvidos e encontrou maior consumo de vinho relacionado a menos mortes por doença cardíaca. Os franceses tendem a ter baixos níveis de doença cardíaca em comparação com os americanos, apesar de fumar cigarros e consumir uma dieta rica em gorduras saturadas. O outro item importante na dieta francesa é o vinho tinto - e o vinho tinto contém resveratrol e bioflavonóides, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Revisando a pesquisa
De acordo com a pesquisa revisada pelo Linus Pauling Instituto, resveratrol tem uma variedade de possíveis efeitos na saúde. A pesquisa atual inclui estudos para ver se o resveratrol pode ser um preventivo contra o câncer ou até mesmo um tratamento para o câncer, porque foi encontrado para inibir o crescimento das células cancerígenas da mama, cólon e próstata. Alguns estudos em ratos indicam que este composto pode prevenir doenças cardíacas. Também foi encontrado tanto para imitar a ação do estrogênio quanto para entrar em conflito com o estrogênio. No laboratório, o resveratrol também demonstrou manter as plaquetas - células sangüíneas que ajudam o sangue a coagular - a se aglomerar e ajudar os vasos sangüíneos a se dilatarem. Uma linha de pesquisa tem a ver com os efeitos do resveratrol no aumento da longevidade. O Instituto acrescenta, no entanto, que embora os resultados de pesquisas desses estudos sejam intrigantes, não há evidências claras de que o resveratrol tenha efeitos significativos sobre a saúde em humanos.
Uvas e Resveratrol
Você pode obter resveratrol comendo alimentos como uvas vermelhas, bebendo vinho tinto ou bebendo suco de uva vermelho ou roxo. O resveratrol é encontrado em vários alimentos, incluindo uvas vermelhas, amendoim, suco de uva, cranberries, mirtilos e mirtilos. São as peles das uvas vermelhas que contêm resveratrol, e o vinho tinto é mais alto nesta substância, porque passa mais tempo em contato com as cascas da uva durante o processo de fermentação.
Considerações e Advertências
Porque o resveratrol parece Alguns efeitos sobre o estrogênio, mulheres que têm câncer sensível ao estrogênio não devem tomar suplementos de resveratrol. As mulheres grávidas não devem beber vinho ou outras formas de álcool. Se você tiver dúvidas, consulte o seu profissional de saúde. Não deixe que as informações sobre o resveratrol incentivem você a começar a beber e mantenha seu consumo moderado, se preferir. A Mayo Clinic diz que os estudos dos efeitos do resveratrol em ratos usaram uma dose equivalente a entre 100 e 1.000 garrafas de vinho por dia.