A aldactona (espironolactona) é um medicamento antagonista do receptor de aldosterona que às vezes é usado off-label no tratamento da acne hormonal em mulheres. O DERMAdoctor afirma que a Aldactona mimetiza os hormônios andrógenos no corpo, permitindo que ela se ligue aos receptores androgênicos e reduza os níveis de androgênio natural. De acordo com o Acne Resource Center Online, andrógeno desempenha um papel significativo na produção de petróleo pelas glândulas sebáceas, e reduzindo a produção de petróleo ajuda a melhorar ou eliminar a acne em algumas mulheres.
Visite o seu dermatologista para um exame completo e teste hormonal. Nem todos os casos de acne adulta estão relacionados ao excesso de andrógenos. De acordo com o Acne Resource Center Online, é mais provável que você se beneficie de tomar Aldactone se também sofrer de períodos irregulares, obesidade, diabetes, infertilidade ou outros sintomas e condições associados a um desequilíbrio hormonal.
Tome sua medicação de manhã, à mesma hora todos os dias, e com uma refeição ou um copo cheio de agua. Se estiver a tomar Aldactone duas vezes por dia, divida as doses uniformemente, com uma dose pela manhã e a segunda antes de dormir.
Continue a tomar Aldactone mesmo que não note melhorias na sua dieta. acne imediatamente. Pode levar várias semanas para a medicação tornar-se totalmente eficaz, de acordo com o site EverythingAcne.com.
Fale com o seu médico se tiver preocupações sobre os efeitos colaterais causados por este medicamento. De acordo com Drugs.com, efeitos colaterais normais de Aldactone incluem náusea leve, dor de cabeça, tontura, dor de estômago e aumento de gás. Estes efeitos secundários geralmente diminuem dentro de alguns meses após o início do tratamento. Tomar pílulas anticoncepcionais em combinação com Aldactone pode reduzir a gravidade dos efeitos colaterais. Um estudo publicado na edição de novembro de 2002 da Revista de Medicina Cutânea e Cirurgia descobriu que o uso de Aldactone no tratamento da acne era seguro, e que os efeitos colaterais, embora comuns, raramente causam a descontinuação da terapia.
Informe o seu médico antes de tomar Aldactone se já estiver a tomar suplementos de potássio, amiloride, triamtereme, inibidores da ECA, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, barbitúricos, diuréticos, analgésicos narcóticos ou esteróides orais. O National Institutes of Health (NIH) afirma que esses medicamentos podem interagir com Aldactone. Além disso, informe o seu médico se você tiver doença renal ou hepática ou se estiver grávida. Não amamente enquanto estiver a tomar este medicamento.
Evite beber álcool enquanto estiver a tomar Aldactone para tratar a acne. Fazer isso pode causar tonturas, vertigens ou desmaios, de acordo com o NIH.
Reduzir ou eliminar alimentos ricos em potássio, como bananas, passas, ameixas, passas e suco de laranja, a partir de sua dieta. Drugs.com também recomenda limitar sua ingestão de sódio, pois sódio faz com que o corpo retenha água e pode tornar a Aldactone menos eficaz.
Armazene este medicamento em um recipiente hermeticamente fechado, fora do alcance de crianças. Não mantenha Aldactone em locais quentes ou úmidos, como em seu banheiro ou perto de sua pia da cozinha.
Mantenha todos os compromissos com o seu médico, e passar por testes de sangue freqüentes para se certificar de que a medicação está funcionando e não está causando efeitos prejudiciais. Seus níveis hormonais precisam ser monitorados para que seu médico possa ajustar sua dose quando necessário.
Dica
Segundo a Academia Americana de Dermatologia, a acne é muito comum em mulheres adultas, com mais da metade das mulheres entre 20 e 29 anos experimentando pelo menos surtos ocasionais. Aldactone é às vezes prescrito para tratar a acne associada à síndrome dos ovários policísticos, uma condição que afeta até 5 milhões de mulheres americanas, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
Advertências -
National Institutes of Health adverte que Aldactone causou a formação de tumores em animais de laboratório. Procure atendimento médico de emergência por sintomas de overdose, como confusão, erupção cutânea, sonolência, diarréia, náusea ou vômito.