Salões de manicure estão fazendo notícias novamente. No início deste ano, revistas femininas levantaram preocupações sobre o risco de câncer de pele associado com lâmpadas de UV usadas para manicures gel (em última análise, o risco é relativamente pequeno), e agora um novo estudo sugere que visitas regulares de salão podem estar ligadas a infecções da pele e unhas, juntamente com os vírus da hepatite B e C. Yves!
Os autores do estudo, publicado no Journal of Chemical Health and Safety, entrevistaram 90 clientes em salões de beleza em três condados de New Jersey. (Os salões variavam entre os mais sofisticados e os strip malls.) Dos pesquisados, 52% disseram ter sofrido algum tipo de irritação na pele ou sinais de uma infecção fúngica nas unhas (pense em descoloração amarela, unhas quebradiças ou grossas, falta cheiro - ewww). Os sintomas foram mais comuns entre as mulheres que visitaram os salões pelo menos três vezes no ano passado.
Inesperadamente, as mulheres que visitaram o salão com menos freqüência tiveram uma maior taxa de sintomas respiratórios. O motivo? "Aqueles que experimentaram sintomas respiratórios, incluindo coceira ou lacrimejamento, dificuldade para respirar, dor de cabeça ou tontura e náusea podem ter menos probabilidade de revisitar os salões", disse Lindsey Milich, MPH, principal autora do estudo, ao Yahoo Lifestyle.> Milich, que conduziu o estudo como parte de sua pesquisa de mestrado na Rutgers School of Public Health, ressalta que, embora estudos anteriores tenham focado nos riscos para a saúde enfrentados pelos funcionários do salão, este é um dos primeiros a olhar para os riscos clientes, bem como a consciência de que esses clientes de salão são os perigos potenciais.
“Cortadores de unha e arquivos que são usados mais de uma vez podem aumentar o risco de contaminação com patógenos, incluindo bactérias, fungos e vírus”, disse Milich. “Outros riscos incluem a exposição à radiação ultravioleta da pele e a irritação respiratória causada pela má qualidade do ar interno, bem como produtos químicos usados em coloração e alisamento (como formaldeído) que podem resultar em reações alérgicas na pele, olhos e pulmões”. br>
Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias para confirmar e ampliar as descobertas do estudo, Milich recomenda tomar algumas precauções nesse meio tempo. Em uma entrevista à MedicalResearch.com, ela disse: “Os clientes devem perguntar ao seu estilista ou técnico de unhas sobre os ingredientes químicos nos produtos que estão sendo usados, como eles desinfetam suas ferramentas e o tipo de sistema de ventilação no salão.” p> Não tenha medo de fazer essas perguntas. É melhor prevenir do que remediar!