O odor do couro cabeludo pode ser desagradável, mas muitas vezes é facilmente tratado. Você pode precisar experimentar um xampu medicamentoso, consultar um médico para um medicamento de prescrição ou simplesmente fazer algumas alterações em sua dieta. Odores do corpo incomuns podem ser sinais de condições médicas, por isso é importante determinar a causa do odor para se certificar de que você está tratando o problema certo.
Bactérias
como com outros odores do corpo, um odor de couro cabeludo é frequentemente causada pelo suor que interage com bactérias na pele. O corpo tem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas secretam fluido na pele para ajudar a resfriar o corpo enquanto o fluido evapora. MayoClinic.com relata que as glândulas apócrinas se desenvolvem em áreas onde você tem muitos folículos pilosos, como o couro cabeludo. Essas glândulas secretam um suor gordo que pode ser empurrado para a superfície da pele quando você está sob estresse emocional. Odor pode se desenvolver a partir da degradação bacteriana do suor apócrino. Se o seu odor corporal mudar ou você de repente começar a suar mais ou menos do que o habitual, é hora de consultar um médico. Estes podem ser sinais de outras condições médicas.
Fungos
Infecções fúngicas podem ser responsáveis pelo odor do couro cabeludo. Tinea capitis, mais comumente conhecido como micose, pode causar um odor engraçado no couro cabeludo. Micose do couro cabeludo provoca flocos caspa-like, áreas calvas na pele e crostas ou saliências cheias de pus no couro cabeludo. A micose pode estar coçando e pode aparecer em outras áreas da pele também. Micose é contagiosa e é mais comum em crianças do que adultos. As crianças muitas vezes desenvolvem micose depois de compartilhar pentes, escovas, chapéus ou barrettes com outras pessoas que têm a infecção. É tratada com xampus medicinais e remédios de prescrição oral.
Dieta
O que você come pode contribuir para o seu cheiro. A maneira como o seu cheiro de suor pode mudar se você comer alimentos com um odor forte, como cebola, alho ou cominho, observa MayoClinic.com. Esses alimentos contêm óleos que podem causar odor quando excretados pela pele. Se você beber muitas bebidas com cafeína, elas podem aumentar a quantidade de suor que você produz e levar a mais odor do couro cabeludo. Além disso, seu humor, níveis hormonais, medicamentos e condições médicas podem ser influentes.