casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Calo na parte inferior do pé

Os calos são espessos e duros camadas da pele que se formam como proteção contra pressão excessiva e fricção. Os calos são comuns na parte inferior do pé porque o pé freqüentemente esfrega contra outras superfícies. Embora a maioria dos calos desapareça sem qualquer tratamento, você pode precisar consultar o seu médico se um calo lhe causar desconforto.

Causas

Uma causa comum de calosidades na parte inferior do pé é sapatos que se encaixam mal. Sapatos apertados e saltos altos comprimir diferentes partes do pé, e sapatos soltos podem causar o seu pé esfregar repetidamente contra a sola. Não usar meias também pode levar a calos. Outra causa comum é uma anormalidade na sua marcha que faz com que você carregue peso em certas áreas do seu pé mais do que em outros, de acordo com o site ePodiatry. Ter joanetes nos pés também pode causar calosidades enquanto os joanetes se esfregam nos sapatos.

Sintomas

Você pode ter um calo na parte inferior do pé se vir alguma área espessa ou áspera da pele, se você tem uma protuberância endurecida ou levantada ou se sentir qualquer sensibilidade ou dor sob a pele, de acordo com o site da Clínica Mayo. A pele calosa também pode ser seca, escamosa ou cerosa. Os calos na parte inferior do pé tendem a ocorrer principalmente na ponta do pé - a área logo atrás do dedão do pé -, mas também podem aparecer no seu calcanhar ou ao redor do dedão do pé ou do dedão do pé. br>

A maioria dos calos cura por conta própria, mas você pode acelerar o processo de cura. Mergulhe o calo em água morna e sabão por pelo menos 10 minutos, em seguida, use uma pedra-pomes para esfregar a pele morta. Você pode comprar um foot pad especializado em sua farmácia ou supermercado local para manter a pressão do seu calo enquanto ele cura.

Como obter ajuda -

Converse com seu médico se o seu calo ficar inflamado ou dolorido. Seu calo pode ter uma infecção ou úlcera que requer antibióticos, ou seu médico pode precisar aparar a pele doente com um bisturi, de acordo com o site MedlinePlus. Ele pode recomendar que você trate um calo problemático com um adesivo que contenha 40% de ácido salicílico. Ele poderia recomendar a cirurgia se você tem um osso desalinhado que repetidamente causa calos dolorosos, mas esse tratamento raramente é necessário.

Prevenção

Algumas causas de calosidades, como anormalidades da marcha, podem ser complicadas de serem revertidas. No entanto, você pode fazer coisas para evitar muitos fatores de risco para calos. Use meias e evite usar sapatos que comprimam os pés ou causem fricção e beliscão desconfortáveis. Se seus dedos do pé não puderem mexer em seus sapatos, é provável que seus sapatos estejam muito apertados. Se necessário, use almofadas ou bandagens suaves nas áreas do pé que causem fricção ou beliscar.