Comichão ou formigueiro
Se você tem HSV, o desenvolvimento do afta pode ser instigado pelo estresse emocional, doença alternativa, lesão da pele ou febre. Antes de desenvolver a lesão cutânea característica associada ao herpes labial, pode ocorrer uma sensação de coceira ou formigamento em um local específico, como o lábio ou o queixo. Tais sensações ocorrem tipicamente um a três dias antes que a afta apareça na pele.
Formação Blister
A formação de bolhas geralmente ocorre dois a três dias após o início das sensações de coceira ou formigamento. Essas bolhas podem se formar em qualquer região do corpo em pessoas com HSV, mas elas ocorrem mais comumente nos lábios ou na pele ao redor da boca, queixo ou nariz. Raramente, essas bolhas podem se formar dentro da boca ao longo da linha da gengiva. Se isso ocorrer, o aparecimento de bolhas na boca não deve ser confundido com aftas, uma condição que pode causar sintomas semelhantes dentro da boca, mas não é contagiosa ou associada à infecção pelo HSV. As bolhas de afta podem ficar cheias de líquido ou pus e podem ser desconfortáveis.
Dor ou Ternura
A formação de bolhas doloridas pode causar dor ou sensibilidade no local da lesão cutânea. A infecção pode fazer com que a bolha pareça vermelha ou inflamada.
Formação da úlcera
Após um ou dois dias, a bolha do herpes labial se romperá e levará à formação de úlcera. O líquido dentro dessas lesões de pele vai secar, e uma crosta amarela ou branca se formará sobre a ulceração da pele. Durante esta fase da progressão da afta, pode sentir uma sensação de ardor ou dor no local da lesão da pele. Se você tiver uma afta, pode sentir-se envergonhado ou relutante em sair em público, especialmente se a ulceração da pele estiver em seu rosto. Aproximadamente uma semana após o início inicial dos sintomas de coceira ou formigamento, uma crosta provavelmente se formará sobre a afta, o que significa que a infecção começou a cicatrizar. A sarna afta vai descamar dois a três dias após a formação, indicando que a infecção da pele foi curada.