O infantigo, ou "Impetigo", como é apropriadamente denominado, ocorre quando as bactérias Staphylococcus aureus (staph) ou streptococcus pyogenes (strep) entram na corrente sanguínea. A doença é comumente conhecida como “infantigo” porque ocorre mais freqüentemente em bebês e crianças pequenas, e é altamente contagiosa nessas faixas etárias. Embora ambas as bactérias possam causar impetigo, de acordo com a Clínica Mayo, o Staphylococcus aureus é, de longe, o culpado mais comum quando um paciente contrai a doença. O Impetigo é tratado com antibióticos e evitável através de medidas de higiene.
Ferimentos na pele
Os germes Staph e strep podem viver na pele sem prejudicar o indivíduo; a maioria dos adultos que contraem o impetigo o fazem através de uma ruptura direta na pele, como um corte, que permite que as bactérias entrem nas células da pele. De maneira semelhante, as crianças normalmente contraem a doença por meio de um arranhão, corte ou picada de inseto. O site do governo Medicine Plus diz que a infecção também pode ser causada por uma mordida animal ou humana que quebra a pele.
erupções cutâneas e Dermatite
Se uma pessoa tem uma erupção cutânea ou outro tipo de dermatite, como eczema pode levar ao impetigo através das feridas abertas na pele. Da mesma forma, hera venenosa ou carvalho pode permitir que as bactérias penetrem na barreira da pele, assim como uma erupção de fralda.
Contato direto
Impetigo pode ocorrer em outra pele saudável, onde não há ferimento perceptível. Isto é tipicamente devido ao contato direto com uma pessoa infectada e é por isso que a doença é mais prevalente em crianças pequenas. A bactéria também pode se espalhar pelo contato com itens que uma pessoa infectada tenha tocado, como roupas de cama, toalhas, brinquedos e roupas. Em adultos, pode ser contraída após uma infecção do trato respiratório superior, como um vírus. Condições lotadas e esportes de contato aumentam a probabilidade de contrair a doença.