Infecções da Pele
Infecções da pele são os efeitos mais comuns do staphylococcus aureus, de acordo com o MedlinePlus. Essas infecções podem começar como um simples crostas na pele, conhecidas como impetigo. MedlinePlus afirma que o impetigo começa com vermelhidão da pele e, em seguida, evolui para bolhas, que é uma elevação da pele cheia de líquido. Uma vez que uma bulla se rompe, ocorre uma crosta. O encrostamento é a principal característica do impetigo. Outras infecções cutâneas causadas por Staphylococcus aureus são foliculite, uma inflamação de um folículo piloso; furúnculo, um pequeno abscesso que afeta a pele e os tecidos subcutâneos; e carbúnculo, uma coleção de furúnculos. Enquanto estas infecções cutâneas geralmente desaparecem sem tratamento, elas podem evoluir para septicemia, que é uma condição sistêmica com risco de vida.
Intoxicação Alimentar
Staphylococcus aureus também pode causar intoxicação alimentar, que pode trazer sintomas como diarréia, náuseas, vômitos e desidratação, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Pessoas que comem alimentos contaminados podem desenvolver sintomas dentro de uma a seis horas. O prognóstico para esses casos de intoxicação alimentar é geralmente bom; O Centers for Disease Control relata que a doença pode se resolver por conta própria, geralmente dentro de um a três dias.
Síndrome do Choque Tóxico
A síndrome do choque tóxico causada por Staphylococcus aureus é fatal, particularmente porque é um infecção bacteriana sistêmica. Os sintomas da síndrome do choque tóxico incluem vermelhidão na pele, febre e pressão arterial baixa. Geralmente envolve sistemas de órgãos, como os sistemas gastrointestinal, muscular, renal, hematológico e nervoso. Testes de laboratório podem apontar o envolvimento de qualquer um desses sistemas, de acordo com a Mayo Clinic. O início da síndrome do choque tóxico é bastante repentino, especialmente quando ocorre em pacientes previamente saudáveis. Pessoas que foram submetidas à cirurgia nasal são mais suscetíveis a esta doença, uma vez que o nariz é comumente colonizado por Staphylococcus aureus. As mulheres que comumente usam absorventes internos também correm o risco de desenvolver a síndrome do choque tóxico por Staphylococcus aureus, de acordo com a Mayo Clinic. , , ] ]