casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que provoca comichão nas orelhas?

Muitas das mesmas doenças de pele que ocorrem em outras áreas do corpo também podem afetar os ouvidos. Infecção, dermatite e psoríase podem causar problemas na pele do ouvido externo e do canal auditivo, provocando coceira. A comichão no canal auditivo pode ser particularmente enlouquecedora e potencialmente perigosa, já que o desejo de aliviar a coceira pode levar a lesões acidentais do tímpano.

Eczema

Eczema é um termo geral que se refere à irritação da pele associada a coceira intensa. Irritantes químicos, como produtos de cabelo ou sabonetes, podem causar eczema das orelhas. Em outros casos, a erupção da orelha é causada por uma reação alérgica. Em algumas pessoas - especialmente crianças - uma erupção cutânea eczematoide faz parte de uma condição de pele de longo prazo chamada dermatite atópica. Evitar qualquer substância desencadeante é útil em muitos casos. A medicação tópica pode ser necessária para tratar a dermatite atópica dos ouvidos.

Dermatite seborréica

A dermatite seborréica é uma condição inflamatória crônica da pele caracterizada por uma erupção cutânea pruriginosa, cerosa. As orelhas são comumente afetadas em adultos com o transtorno. A dermatite seborréica é causada por uma resposta imune inflamatória à levedura Malassezia, que normalmente habita a pele. A levedura produz substâncias que provocam uma reação da pele em pessoas com dermatite seborréica. Medicamentos antifúngicos e esteróides tópicos geralmente são úteis no controle da dermatite seborréica.

Psoríase A psoríase é uma condição da pele que se prolonga por toda a vida, caracterizada por áreas irregulares e secas de crescimento excessivo da pele, cobertas por escamas brancas prateadas. Prurido e dor geralmente ocorrem em áreas envolvidas. A psoríase pode afetar qualquer superfície da pele, incluindo o ouvido externo e o canal auditivo. O acúmulo de incrustações na psoríase no canal auditivo pode causar obstrução. Remoção do bloqueio e medicamentos tópicos são normalmente utilizados para controlar as escalas de psoríase envolvendo o ouvido.

Orelha do nadador

A orelha do nadador, também conhecida como otite externa, ocorre quando a pele do canal auditivo fica inflamada ou infectada . Uma quantidade anormal de umidade no ouvido aumenta a probabilidade de desenvolver essa condição. Os sintomas mais comuns da otite externa são coceira e dor do canal auditivo. O inchaço pode causar perda auditiva temporária devido ao bloqueio parcial do canal. O ouvido afetado, muitas vezes requer limpeza por um médico de ouvido para remover a drenagem e restos de pele. Eardrops limpar a infecção e reduzir a irritação da pele.

Problemas de cera de ouvido

cera de ouvido, ou cerúmen, protege a pele do canal auditivo. Mantém o canal limpo e resiste à infecção bacteriana. Cerúmen normalmente se move para fora para a abertura do canal auditivo, onde se desprende da superfície da pele. Esforços excessivamente zelosos para manter as orelhas limpas removendo o cerúmen com cotonetes com ponta de algodão podem levar a ressecamento e coceira do canal auditivo. O prurido de orelha associado a cerume inadequado geralmente desaparece com a interrupção do uso de cotonetes para limpar o canal auditivo. A impactação de cerume - uma superabundância de cera que bloqueia o canal auditivo - também pode causar coceira no ouvido.

, , ] ]