É fácil entender por que as doenças de pele contagiosas costumam ser difíceis de conter. A pele é o órgão mais exposto da humanidade. O corpo inteiro está envolvido nisso. Quando doenças contagiosas ocorrem, qualquer objeto tocado pela pele pode ser contaminado pelo vírus, bactéria, fungo ou ácaro que é responsável pela disseminação da doença. As doenças cutâneas transmissíveis causam problemas consideráveis para comunidades próximas, como crianças e professores nas escolas, ou pacientes e profissionais de saúde em hospitais.
Sarampo
O sarampo é uma infecção viral que causa febre, tosse e manchas brancas. dentro da boca e, claro, uma erupção vermelha manchada. É extremamente contagioso e contraído ao respirar o vírus transportado pelo ar que foi pulverizado no ambiente através da tosse ou espirro.
Felizmente, o DermNet NZ atesta que, após sofrer um surto de sarampo, o indivíduo se desenvolve mais frequentemente uma imunidade que impede quaisquer infecções subseqüentes. Uma inoculação com vacina contra o sarampo pode tornar possível evitar completamente a doença.
Herpes
A maioria das pessoas associa herpes a feridas dolorosas e embaraçosas nos lábios ou genitais causadas pelo vírus herpes simplex. Mas o vírus da herpes também é responsável por varicela e herpes zoster. Este tipo de herpes é chamado herpes zoster.
Herpes simplex pode ser transmitido através do sexo oral ou genital, ou tocando a área afetada e espalhando-o através das mãos. Pode até afetar os olhos.
A vacina contra a catapora se mostra eficaz na prevenção de um ataque inicial de herpes zoster. No entanto, FamilyDoctor.org adverte que aqueles que tiveram catapora na infância podem mais tarde tornar-se vulnerável às telhas, o que ocorre na idade adulta quando a imunidade enfraquece e o vírus escapa das células nervosas que o mantêm em um estado dormente. br>
As placas escamosas circulares associadas à micose resultam de uma infecção por um tipo de fungo chamado dermatófitos. Esses tipos de infecções podem se espalhar através do contato com outros seres humanos, animais ou solo contaminado com o fungo. A Academia Americana de Dermatologia lista os folículos pilosos como também vulneráveis à infecção por micose, bem como a área da virilha e períneo, coxas mediais, nádegas e fissuras glúteas. Dermatófitos preferem ambientes quentes e úmidos, assim, lugares como vestiários e saunas podem revelar-se particularmente propensos a se espalhar na doença.
Escabiose
Ácaros microscópicos que se enterram sob a pele causam sarna. A infecção da sarna é muitas vezes diagnosticada como urticária, psoríase ou eczema. Causa coceira intensa e uma erupção cutânea com pústulas se formando entre os dedos ou nos seios, axilas ou genitais. É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, e pode viver de roupas por até 48 horas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.
Impetigo
Esta infecção bacteriana altamente contagiosa ocorre mais comumente em crianças, assim "feridas de escola", diz DermNet NZ. Impetigo se manifesta como bolhas cheias de pus e manchas escorrendo que crescem em tamanho. Ela comumente afeta as mãos, rosto e outras áreas expostas da pele. Esta doença resulta de Streptococcus pyogenes e /ou bactérias Staphylococcus aureus.O tratamento envolve a limpeza das áreas afetadas, bem como antibióticos orais e tópicos.
, , ] ]