Sintomas semelhantes à TPM
A maioria das mulheres experimenta apenas efeitos colaterais leves enquanto tomam progesterona como parte do tratamento de FIV porque eles o usam por um tempo relativamente curto. O uso de progesterona com FIV é interrompido imediatamente se o teste de gravidez for negativo. Se o teste de gravidez for positivo, a progesterona continua nas primeiras 9 a 12 semanas de gravidez até que a placenta produza progesterona suficiente para apoiar a gravidez.
Os efeitos colaterais mais comuns da progesterona administrados por qualquer via são os seguintes: sintomas que imitam a síndrome pré-menstrual (TPM). Estes podem incluir dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, sensibilidade mamária, sonolência, depressão ou alterações de humor. Embora estes sintomas também possam ser devidos a um período próximo, as mulheres são encorajadas a continuar a tomar progesterona até que o teste de gravidez indique se estão grávidas.
Efeitos secundários da injeção muscular Quando a progesterona é fabricada como um líquido para a gravidez injecções intramusculares, é misturado com um óleo. Embora a progesterona intramuscular não seja aprovada pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos para uso em fertilização in vitro, alguns médicos ainda preferem dar progesterona nessa forma tradicional porque ela produz níveis mais altos de progesterona no sangue do que outros métodos de administração. Mas muitas mulheres acham essas injeções dolorosas e a necessidade de injeções diárias é inconveniente. Algumas mulheres desenvolvem uma reação ao óleo que aparece como urticária, erupção cutânea ou nódulos doloridos no local da injeção.
Efeitos colaterais vaginais
A progesterona vaginal tem menos efeitos colaterais do que a administração intramuscular. Mas também produz níveis mais baixos de progesterona no sangue, fornecendo menos garantias de que os níveis de progesterona no útero serão altos o suficiente para suportar uma gravidez. Quando a progesterona é administrada como supositório ou gel vaginal, pode ocorrer irritação da vagina. Algumas mulheres acham os supositórios e géis confusos e desagradáveis de usar. Secura vaginal e infecções fúngicas são outros possíveis efeitos colaterais da progesterona vaginal.
Coágulos Sanguíneos
Raramente, as mulheres podem experimentar efeitos colaterais graves de progesterona relacionada à formação de coágulos sanguíneos. Se ocorrer um coágulo sanguíneo, ele geralmente se desenvolve em uma veia da perna como uma trombose venosa profunda (TVP). Isso pode produzir dor, inchaço, calor e vermelhidão da panturrilha. Se parte da TVP se libertar, ela pode viajar pela corrente sanguínea até os pulmões, causando uma embolia pulmonar. Isso pode causar falta de ar, dor no peito ou tosse com sangue.
Se ocorrer um coágulo em uma artéria que irriga o cérebro, isso pode causar sintomas de derrame. Estes podem incluir o aparecimento súbito de fraqueza nos membros ou problemas de fala, dores de cabeça, vômitos, tonturas ou desmaios. Um coágulo pode também ocorrer em um vaso sangüíneo do olho, levando à perda súbita parcial ou completa da visão.
Avisos e Precauções
Antes de iniciar a progesterona, informe o seu médico se você tem alguma alergia, incluindo alimentos. alergias. As preparações intramusculares de progesterona contêm vários tipos de óleos, como gergelim, amendoim ou azeite. Não use quaisquer outros produtos vaginais quando receber tratamento com progesterona vaginal, pois eles podem interferir com a absorção de progesterona.
Entre em contato com o seu médico se tiver algum sintoma que possa ser devido ao tratamento com progesterona. Procure atendimento médico imediato se notar qualquer sintoma de um possível coágulo sanguíneo.
Revisado por Mary D. Daley, MD.
, , ] ]