Como o centavo vagabundo ganhou esse nome? É fácil: as pessoas colocam moedas nos slots nas frentes. Mas por que? Volte no tempo por algumas décadas nestes deslizamentos confortáveis: o folclore de Loafer inclui pecuaristas noruegueses de 1890 e reis de salmão, o bad boy dos anos 50 James Dean, o preppy dos anos 80, um luar de Michael Jackson ou um "portão Gucci" do primeiro-ministro canadense "- até 2013, quando os modelos da Fashion Week relaxam ou perseguem as passarelas nestes lugares muito mais seguros do que em stilettos. Moedas de um centavo, como de costume, são opcionais.
Inception -
O vagabundo veio para os EUA após a I Guerra Mundial "Lost Generation" vagou na Noruega e trouxe de volta sapatos de couro confortáveis como os usados pelos criadores de gado "The New York Times". G.H. Bass começou a fabricá-los em 1936 e os chamou de "Weejuns" - soando friamente nativo americano, mas na verdade uma contração dos noruegueses. Enquanto isso, o sapateiro norueguês Aurland tinha feito um antecessor para os senhores do salmão britânicos na Noruega e levou um protótipo para vender na Feira Mundial de Chicago em 1893, segundo o site da empresa. Aurland inspirou-se nos Estados Unidos - mocassins americanos nativos - que evoluíram para vender sua própria versão do mocassim. "Loafer", porque eles eram sapatos confortáveis para relaxar - sua jornada, no entanto, iria levá-los de salas de reuniões para salas de aula em todo o mundo.
Penny e Mudança
Colocar um centavo em cada sapato pode ter se tornado um tendência para que os jovens adolescentes pudessem chamar de lar para um passeio quando os telefones públicos eram mais baratos. Isso logo se tornou um centavo para acompanhar a inflação dos telefones públicos; em meados da década de 1970, as ligações telefônicas custavam 25 centavos. Os quartos não cabiam nos sapatos, mas a essa altura as pessoas usavam sapatos da Terra, tamancos ou saltos de plataforma, então não importava. Mocassins, no entanto, estavam apenas fazendo uma pausa bem merecida antes do próximo passo na história da moda.
Mudando o tempo -
Exceto por essa falha na década de 1970, mocassins eram usados por homens, mulheres e estudantes: " Nos Estados Unidos, a supremacia dos Bass Weejun não foi contestada - de James Dean a JFK, todos os usavam ", de acordo com o" New York Times ". Dean trouxe o carisma "Rebel Without a Cause" para o que de outra forma seria apenas um sapato velho. Os estudantes de preparação os usavam sem meias, às vezes, consertando-os com fita adesiva. E em 1980, um livro chamado "The Preppy Handbook" trouxe de volta todas as coisas rosa, verde e prep, incluindo o mocassim. No início dos anos 80, Michael Jackson fez mocassins negros com seus sapatos de dança - usados com meias brancas ou brilhantes - para "Beat It" e "Billie Jean", criando um ícone cultural.
More Loafer Lore -
Embora as crianças tenham feito mocassins uma declaração de moda, os ternos nos negócios e na política nunca desistiram deles. A Gucci criara uma vadia "com formalidade suficiente para torná-la aceitável em ambientes de negócios quando usada com um terno", segundo o "The New York Times". Em 1987, o primeiro-ministro do Canadá, Brian Mulroney, envolveu-se em "portão Gucci" quando se soube que possuía 50 pares, valendo milhares de dólares. E uma alternativa mais barata, a vassoura franzida, tornou-se um epíteto para os advogados quando o primeiro presidente Bush reclamou que Bill Clinton era apoiado por "todo advogado que usasse um vadio com borlas". p> Se você gosta de seu calçado antigo ou fashion-forward, você não terá que andar muito para encontrar mocassins para se adequar. Além do tradicional preto, marrom e cordovão, os sapateiros oferecem em verde (Yuketen), camurça azul (Rockport) ou marrom e couro de camelo e camurça (Berluti Albert) para os homens. As mulheres podem escolher entre preto e leopardo (Ellen Tracy), prata (Cole Haan), vermelho (Tory Burch) e até bombas de salto alto (Charles Jourdan), entre muitas outras. Durante o outono /inverno 2013-14 da Semana de Moda de Milão, o desfile da No. 21 colocou a mocinha a passos largos - um estilo desgastado dos anos 80 com meias brilhantes da Swarovski. , , ] ]