Espasmos musculares na vagina, ou vaginismo, ocorrem sem a consciência ou controle da mulher, causando rigidez extrema na abertura vaginal. Vaginismus.com afirma que as mulheres que sofrem de espasmos musculares vaginais não podem participar de relações sexuais porque o pênis não vai penetrar na vagina. Questões físicas e mentais podem levar a esse transtorno. A consciência da dor, real ou potencial, na área vaginal pode, sem querer, causar o aperto dos músculos ao redor.
Causas não físicas
Embora às vezes nenhuma causa direta possa ser identificada, Vaginismus.com afirma temer, preocupações com ansiedade e comprometimento têm sido associadas a espasmos musculares vaginais. Outras razões conhecidas envolvem experiências sexuais traumáticas, história de abuso sexual ou conhecimento inadequado em relação ao sexo.
Infecções do Trato Urinário
O National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse afirma que as mulheres que sofrem de infecções do trato urinário muitas vezes sentem desconforto em torno do área pubiana, juntamente com ardor e dor ao esvaziar a bexiga. Infecções do trato urinário, de acordo com Vaginismus.com, causam a abertura da uretra, ou tubo que leva para fora da bexiga, para inchar e tornar-se macia.
Endometriose
O acúmulo de material endometrial fora do endométrio ou endometriose pode levar a alterações estruturais anormais dentro da vagina, de acordo com MayoClinic.com. Endometriose provoca ciclos menstruais dolorosos e ovulação para as mulheres, dor durante a relação sexual, dor pélvica durante os movimentos intestinais e micção e pode cicatrizar as trompas de falópio e inibir a fertilização do ovo. Como as mulheres envelhecem, os níveis hormonais começam a flutua, aponta o Instituto Nacional sobre Envelhecimento. Essa mudança nos hormônios, especificamente estrogênio e progesterona, pode causar secura na vagina, aumentar a chance de infecções vaginais ou urinárias na mulher e, eventualmente, levar à menopausa ou à ausência de menstruação. A menopausa pode ocorrer naturalmente ou ser induzida cirurgicamente pela remoção dos ovários. A menopausa afeta cada mulher de forma diferente e, ocasionalmente, resulta em falta de interesse sexual.
Cancer
Women's Cancer Network relata que o câncer vaginal pode passar despercebido, com as mulheres não exibindo nenhum sintoma até que as células cancerígenas se espalhem. Câncer da vagina provoca dor durante a relação sexual, dor na pelve, incluindo quando micção, constipação e sangramento anormal. Tumores presentes no canal vaginal também podem causar dor e obstrução.